Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba terá central para controlar semáforos

Por Comunicação Social / Publicado em 19/05/2010
Tempo de leitura: 4 minutos.

O prefeito Barjas Negri anunciou hoje (19) os primeiros investimentos para a implantação de uma central que controlará os semáforos instalados em 130 cruzamentos. A decisão foi tomada após a elaboração do Plano Diretor de Semáforos para a cidade.

A Secretaria Municipal de Trânsito, como explicou o secretário Paulo Prates, tem perseguido as metas do Plano de Mobilidade para a melhoria da infraestrutura viária, investindo na construção de pontes, remodelação de rotatórias, alargamento de ruas e avenidas, modernização da sinalização tanto horizontal como vertical etc. Prates enfatiza que “a criação da Central de Operações de Trânsito será um avanço para a fluidez do trânsito, com segurança para motoristas e pedestres”.

Sobre o Plano Diretor, como explicou o prefeito Barjas Negri, tudo começou por um processo de diagnostico e avaliação do sistema. Na sequência, consequentemente, foi apresentada uma proposta de modernização, centralizando o comando por meio de uma rede semafórica em acordo com a evolução tecnológica dos equipamentos disponíveis no mercado. Todas estas ações acabaram culminando na formatação do Plano.

Piracicaba, segundo Paulo Prates, tem 130 cruzamentos com semáforos e pelo crescimento do número de veículos, existem pontos que estão saturados e foram apontados no Plano Diretor. Por isso, em conversa com o prefeito Barjas Negri, foi apresentada a proposta da implantação da central semafórica em etapas. Ela será responsável pelo gerenciamento do tráfego de veículos e o controle nos principais cruzamentos.

Numa primeira etapa, autorizada pelo prefeito Barjas Negri, a Prefeitura investirá cerca de R$ 1,5 milhão para modernizar os 370 grupos focais e contratar empresa para a elaboração de programas de temporização e detalhamento dos equipamentos para a centralização dos 130 cruzamentos semafóricos. Jorge Akira, diretor de engenharia da Semuttran, explicou que todos semáforos serão reformados e uma das intervenções é a substituição das lâmpadas com filamentos (incandescentes) pelas de tecnologia led. Além da economia na conta de energia e na manutenção, a lâmpada de led dura entre 6 e 8 anos, enquanto as comuns, no máximo, 6 meses.

Na segunda etapa, a Prefeitura implantará a Central de Operações de Trânsito, onde além dos equipamentos de controle semafórico, serão usadas as imagens das câmeras de segurança do Centro de Monitoramento Eletrônico (Cemel) que é de responsabilidade da Guarda Municipal. Este sistema tem hoje 64 câmeras que serão compartilhadas pelas futura central semafórica.

Entre os principais objetivos do Plano, como relatou Paulo Prates, está o controle do tráfego de veículos com maior eficiência. “O agente da Central de Operações, por meio de uma TV, acompanhará o fluxo e pode alterar os planos semafóricos em tempo real, melhorando a fluidez do trânsito sem a necessidade do deslocamento de técnicos até o local”, finalizou o secretário.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.