A 14ª edição do Pira nos Bairros aconteceu no último sábado, 09/03, no bairro Glebas Califórnia. Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, a ação ocorreu na Escola Municipal Prof.ª Ilda Jenny Stolf Nogueira e realizou 1.268 atendimentos no total, para diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Executivo.

14ª edição do Pira nos Bairros realizou 1.268 atendimentos no total, para diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Executivo

Na oportunidade, além de vacinação para os pets, ações especiais de orientação e educação para o combate à dengue, a escola recebeu solenidade oficial de entrega da reforma da unidade, com a presença de autoridades locais e população. Os pais e a comunidade presente também prestigiaram apresentações de dança de projetos da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e de estudantes da unidade.

O prefeito Luciano Almeida destacou que a gestão irá continuar investindo e oferecendo uma educação igual ou até superior a de instituições particulares. “Eu já tinha vindo nessa escola antes da reforma e hoje pude constatar que realmente trouxe melhorias significativas. Encaramos isso como um desafio constante, e vamos continuar trabalhando para deixar o ambiente das escolas cada vez mais acolhedor para os nossos estudantes.”

A escola recebeu a solenidade oficial de entrega da reforma da unidade, com a presença de autoridades locais e população

“Gostaria de destacar o dedicado trabalho dos servidores e da equipe da escola. Sem o esforço e comprometimento de cada um, não teríamos alcançado os resultados positivos que vemos hoje. É inspirador testemunhar todos envolvidos na educação, e estamos comprometidos em reconhecer e apoiar continuamente o trabalho”, destacou o secretário de Educação, Bruno Roza.

A diretora da unidade, Vanessa Cristina Delucca Guerra, agradeceu o comprometimento da gestão com a melhoria da educação na cidade. “Quero expressar minha profunda gratidão pelos investimentos realizados na reforma da nossa unidade. E estou muito feliz de ver como a comunidade se envolveu de maneira participativa no evento de hoje, abraçando as ações da cidade e participando de maneira ativa.”

ATENDIMENTOS – O Pira nos Bairros contou com diversos serviços, como testes e exames de visão e glicemia, cadastro de currículos e vagas de emprego e vacinas, parcelamento de débitos municipais, credenciamento para o transporte público e cartão Pira Cidadão, vacinação de pets – com o imunizante V10 – em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), atividades esportivas, culturais e de recreação, além de ações educativas e orientativas sobre a dengue realizadas pelas equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado à Secretaria de Saúde.

Everton Bernardino, que trabalha na área de finanças, esteve com a esposa Ingrid, que é contadora, e a filha Sofia no evento. “Adotei a nossa mascote Tulipa há alguns anos e hoje viemos trazê-la para atualizar as vacinas. É uma oportunidade de aproveitar a manhã com toda a família, já que o evento também oferece várias atrações para as crianças”.

Everton Bernardino esteve com a esposa Ingrid, a filha Sofia e a pet Tulipa no evento

A vendedora Susan Weissinger foi levar a filha Laura Weissinger, que é aluna da escola que recebeu o Pira nos Bairros, para a apresentação de dança. “Ela vai se apresentar com a turma e vim assistir. Aproveitei para fazer o cartão Pira Cidadão e atualizar meu cadastro no Semae. Essa iniciativa é ótima por facilitar a vida da população que, por falta de tempo, não consegue ir até a Prefeitura nos dias de semana”.

A enfermeira Ângela Nascimento esteve no evento pela primeira vez e aproveitou a oportunidade para fazer um teste de retina. “É uma ação muito válida, pois as pessoas conseguem acessar muitos serviços de uma vez só. Eu não conhecia essa iniciativa e fiquei muito satisfeita com o que eu vi.”

A enfermeira Ângela Nascimento durante o teeste de retina

Participaram ainda da cerimônia os secretários Jane Franco, de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran); o secretário de Educação, Bruno Roza, o secretário de Saúde (SMS), Augusto Muzilli Júnior; o diretor do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin; a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, a secretária de Esportes, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca (Selam), a secretária de Finanças, Telma Trimer de Oliveira Pereira (Semfi), o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame (Semac), além dos vereadores Josef Borges, Thiago Ribeiro, Gustavo Pompeo e Paulo Camolesi.