Portal do Município de Piracicaba

Pinacoteca Municipal recebe 38ª Mostra Almeida Júnior a partir deste sábado, 23/05

Mostra gratuita reúne pinturas, fotografias, xilogravuras e diferentes expressões visuais

Por CCS / Publicado em 22/05/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.
Esta pintura a óleo traz um retrato belíssimo e cheio de personalidade! A imagem captura uma jovem com um estilo que remete muito à elegância nostálgica dos anos 80. O que mais chama a atenção é o cuidado com os detalhes: o cabelo volumoso e ondulado na altura dos ombros era super icônico na época, e combina perfeitamente com a expressão serena dela. Os traços faciais são muito delicados, com um brilho especial no olhar e nos lábios, que dão uma vida incrível ao rosto. A escolha dos brincos dourados dá aquele toque de sofisticação que completa o visual dela, mantendo tudo harmonioso. A técnica da pintura também é muito interessante. O uso de pinceladas suaves no fundo verde-acinzentado cria um contraste sutil que faz com que ela realmente salte aos olhos, deixando todo o foco na sua expressão. É um trabalho que transmite muita paz e parece contar uma história silenciosa.
Poesia no Olhar, de Hugo Benedetti, pode ser apreciada durante mostra que será aberta neste sábado, 23.

A 38ª Mostra Almeida Júnior será aberta amanhã, sábado, 23/05, às 10h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, reunindo 49 obras de 21 artistas selecionados. Promovida pela Associação de Artistas Plásticos de Piracicaba (APAP), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição segue aberta ao público até 12 de julho, com entrada gratuita.

A imagem mostra uma pintura a óleo que retrata três pessoas andando de bicicleta por uma trilha de terra em meio a uma paisagem natural exuberante. Na cena, dois jovens aparecem na frente, um vestindo camiseta azul e shorts brancos, e o outro com camiseta escura e calça clara, fazendo sinal de paz com a mão. Ao lado deles, um homem mais velho, de óculos e bigode, veste uma camiseta verde e shorts e pedala uma bicicleta vermelha. Ao fundo, há uma pequena casa rústica cercada por árvores altas e densas, que formam um ambiente de floresta ou parque. A luz do sol ilumina suavemente o cenário, criando sombras e realces que dão vida à pintura. À esquerda, há um muro de pedras que acompanha o caminho, e à direita é possível ver um pequeno curso d’água. A assinatura do artista, "Rose Gil Camys 2006", está no canto inferior direito. O estilo da pintura é impressionista, com pinceladas visíveis que conferem textura e movimento à imagem.
Obra Passeio de Domingo, de Rose Gil Carneiro, integra Mostra Almeida Junior.

A mostra reúne produções acadêmicas e contemporâneas em diferentes linguagens e técnicas, como pinturas, desenhos, xilogravuras, fotografias, aquarelas, colagens e outras expressões visuais. A proposta valoriza a diversidade da produção cultural regional e amplia o contato do público com diferentes estilos, processos criativos e formas de expressão artística. A curadoria é assinada por Odair Demarchi e Viviane Gibin.

A imagem mostra o interior de uma galeria de arte com paredes brancas e piso de madeira clara. Há uma linha amarela marcada no chão que segue uma curva ao longo da parede. Na parede à esquerda, estão penduradas várias obras de arte pequenas, principalmente pinturas emolduradas que parecem retratar paisagens. Mais à frente, na parede que faz uma curva, há três painéis verticais grandes e estreitos com arte abstrata: um verde com padrões circulares, outro escuro com formas circulares brancas, e um terceiro colorido com formas abstratas variadas. A iluminação é clara e uniforme, típica de um espaço de exposição. A perspectiva da foto é ligeiramente baixa, mostrando parte do chão e das obras na parede. No centro da imagem, está escrito em letras grandes e pretas: "VOCE TEM CASA PROPRIA".
Obras investigam temas ligados à memória, território e cultura popular.
A imagem mostra o interior de uma galeria de arte com várias obras emolduradas expostas nas paredes brancas. À esquerda, há uma divisória onde estão penduradas três obras: a primeira, à esquerda, é uma pintura abstrata geométrica com triângulos e círculos coloridos; a do meio apresenta uma grande forma circular amarela que lembra o sol, sobre um fundo com formas geométricas coloridas; a terceira é uma peça vertical com um padrão de círculos multicoloridos sobre fundo branco. Na parede principal ao fundo, há duas gravuras em preto e branco em estilo xilogravura, retratando rostos estilizados com linhas marcantes e expressivas. À direita, pendurada na parede, está um pequeno retrato escuro, também de um rosto. O ambiente é limpo e minimalista, com paredes brancas e iluminação clara que destaca as obras, criando uma atmosfera profissional e organizada para a exposição. A perspectiva da foto está na altura dos olhos, mostrando claramente a disposição das obras na galeria.
Mostra Almeida Junior será aberta neste sábado, 23, e contempla obras em diferentes linguagens e técnicas.

A comissão organizadora, formada por Fabio Andrade, Roberto Kaihara e Tony Azevedo, destaca a importância da ocupação dos espaços culturais como forma de ampliar a visibilidade dos artistas locais e regionais, além de aproximar o público das pesquisas, técnicas e linguagens presentes na produção artística contemporânea. “Apresentar e apreciar arte amplia o repertório cultural, desperta a empatia e estimula novos olhares sobre o mundo, além de motivar os artistas a continuarem criando e compartilhando suas percepções da realidade. Em um tempo cada vez mais acelerado e artificial, a criação artística se torna essencial como ferramenta de reflexão, autoconhecimento e compreensão humana, fortalecendo o pensamento crítico, a sensibilidade e as conexões sociais”, destaca Andrade, que também preside a APAP.

Quem visitar a exposição encontrará obras que investigam temas ligados à memória, território, ancestralidade, trabalho, cultura popular e pertencimento, além de reflexões sobre os modos de vida brasileiros, os afetos cotidianos, os saberes populares e a valorização de narrativas periféricas e interioranas.

“Chegar à 38ª edição da Mostra Almeida Júnior representa a força e a continuidade de um trabalho coletivo de valorização da arte e dos artistas de Piracicaba e região. É uma iniciativa que atravessa gerações, mantém viva a tradição das artes visuais no município e, ao mesmo tempo, abre espaço para novas pesquisas, linguagens e olhares contemporâneos. Uma mostra longeva como essa fortalece a identidade cultural da cidade, preserva a memória artística local e reafirma a importância da arte como instrumento de reflexão, sensibilidade e conexão com a sociedade”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame.

Durante a cerimônia de abertura, também serão entregues as premiações divididas em medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de menções honrosas. As escolhas foram feitas por uma comissão julgadora composta pelos artistas plásticos e visuais Odair Demarchi, Daniele Martins e Renê Mainardi.

Com quase cinco décadas de atuação, a APAP mantém um trabalho contínuo de incentivo à arte e aos artistas locais, fortalecendo espaços de difusão cultural e aproximando a população da produção artística contemporânea.

SERVIÇO – 38ª Mostra Almeida Junior. Abertura: Sábado, 23/05, às 10h. Visitação até 12/07, de terça a sexta-feira, sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (av. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3403-2617.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.