A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), segue com os trabalhos para pavimentar com concreto mais cinco vias da cidade: avenida Pádua Dias, na Vila Independência; avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste; rotatória da avenida Rio Claro, no Areão; rua Corcovado, no Vila Sônia; e avenida Fioravante Cenedese, em Artemis. Durante esta semana, as equipes farão os serviços preparatórios para as obras. Por conta dos serviços, haverá interdição parcial nos locais, sem prejudicar a fluidez do trânsito.
Hoje, 22/04, se iniciou a preparação da avenida Comendador Leopoldo Dedini, no trecho entre a rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135) até a rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). A interdição será das duas faixas do lado esquerdo, no sentido rodovia Luiz de Queiroz; o fluxo ocorrerá em mão dupla (trânsito compartilhado) na pista oposta. Via receberá drenagem e posterior pavimentação de concreto no trecho entra a rodovia SP-135 e a SP-304.
Os serviços devem começar em breve também na rotatória da avenida Rio Claro (saída da cidade), com adequações no sistema drenagem e terraplenagem. Apenas uma faixa será interditada para o trânsito, em todo o contorno da rotatória.
Amanhã, 23/04, está previsto o começo dos serviços na avenida Pádua Dias, no bairro Vila Independência. A faixa da esquerda, no sentido Piracicaba-Americana, será interditada para o desenvolvimento dos serviços de drenagem e pavimentação de concreto, no trecho que vai da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Piracicamirim até a rotatória da Esalq.
Com a conclusão de outros trechos, que estão em fase de finalização, as obras devem começar também na rua Corcovado, Vila Sônia, no trecho que compreende do Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final; e na avenida Fioravante Cenedese, em Artemis, da rodovia Geraldo de Barros (SP-304) até a avenida Aristides Antonio Scarpari.
“É preciso ressaltar que nenhuma das vias será interditada totalmente. Optamos por interdições parciais das faixas de rolamento para não prejudicar o fluxo do trânsito, justamente por serem vias arteriais da cidade, vias de ligação. Além disso, não haverá nenhum tipo de bloqueio de acesso às empresas ou comércios locais. De qualquer forma, contamos com a colaboração dos motoristas, principalmente em horários de pico, quando podem ocorrer transtornos e congestionamentos”, explicou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran, destacando ainda que durante as obras haverá presença dos agentes de trânsito para orientar os motoristas.
VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.