O espetáculo rememora a vida e obra do maestro Umberto Cantoni

Com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o Grupo Amigos do Coral Unimep, com participação da Cia do Tijolo de São Paulo e artistas piracicabanos, realizam nesta quarta-feira, 24/04, às 19h30, no Sesc Piracicaba, uma grande homenagem ao maestro, tradutor, poeta e professor Umberto Cantoni, que faleceu em 2022 aos 92 anos de idade. O espetáculo cênico musical Cantoni – O Legado Cultural de um Maestro acontece no anfiteatro da unidade local e a entrada é gratuita.

O espetáculo rememora uma vida dedicada à cultura brasileira e, em especial à cultura piracicabana, pelo maestro Umberto Cantoni. Cantoni foi por 22 anos docente da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), regente de vários grupos musicais e responsável pelo Festival Nacional de Canto de Piracicaba e Águas de São Pedro.

Cantoni – O Legado Cultural de um Maestro ainda terá participação de vários músicos e ex-coralistas como Nivaldo Santos, Marcos Abreu, Ana Foizer, Paulo Caiuá, Sheila Matos e os atores Antonio Chapéu e Jorge Lode.

No encerramento, a Cia do Tijolo de São Paulo apresentará O Avesso do Claustro. A montagem revela um pouco da vida e obra de Dom Helder Câmara, Arcebispo emérito de Olinda e Recife. Junto com ele, atores, personagens, palco e plateia buscam reaprender a imaginar novos mundos possíveis em tempos obscuros.

O maestro Cantoni regeu o Coral Unimep, quando Dom Helder recebeu o título de Doutor Honóris Causa, na Universidade Metodista de Piracicaba, em 1984. Já em 2016, Umberto participou da apresentação da peça Cantata para um bastidor de Utopia, da Cia do Tijolo, que faz referência à ditadura militar no Brasil.

SERVIÇO – Apresentação cênica musical Cantoni – O Legado Cultural de um Maestro. Quarta-feira, 24/04, às 19h30 no anfiteatro do Sesc Piracicaba. Na rua Ipiranga, 155. Entrada gratuita. Informações: 3432-9292.