Construção da ciclovia chega à avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), já executou 30% das obras de construção da ciclovia Riverside, no trecho de 5,1 km, que vai ligar a Ponte do Morato (antes do Engenho Central) ao final da avenida Juscelino Kubistschek. No momento, a terceirizada responsável pelos serviços executa limpeza, preparação da base e aplicação do concreto na avenida Juscelino Kubitschek.

O valor do investimento para este trecho é de R$ 3,1 milhões, provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o escopo do projeto, a etapa da Riverside já em execução se inicia na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Nos limites das rampas da passarela será implantada área de contemplação, a qual contará com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço destinado a food truck. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira. A ciclovia deverá ter 2,50 metros de largura.

“Quando iniciamos os estudos sobre a implantação de um audacioso projeto, contemplando todo um circuito ciclável, extenso, acessível e ao mesmo tempo com possibilidade de integrações a outros futuros pontos, sabíamos que seria desafiador. Mas, ao mesmo tempo, gratificante, pois teríamos que avaliar toda a malha, levar em consideração nossa topografia bem acidentada e entender toda a demanda solicitada há anos por ciclistas e usuários. Acredito que será mais um importante marco para Piracicaba”, destacou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran.

Faixa terá o total de 5,1 km e vai ligar Ponte do Morato ao fim da avenida

MAIS – O edital de concorrência eletrônica de número 11/2024 para mais um trecho da Riverside foi aberto na semana passada. Esse trecho prevê a construção da ciclovia no Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e segue até a avenida Comendador Pedro Morganti, abrangendo a área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km. O processo é 24.782/2024. A abertura das propostas está agendada para 8/05 às 13h30 e o início da fase de lances será no mesmo dia, às 14h. O edital completo está disponível no site piracicaba.sp.gov.br.

O projeto total da Riverside terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre. Outro trecho da ciclovia, do Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, até a avenida Comendador Pedro Morganti, está com licitação aberta, e há, ainda, trecho em fase de desenvolvimento de projeto.