A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) finalizou a implantação do projeto paisagístico na praça José Bonifácio. Entre ações de plantio e replantio, os 21 canteiros do espaço público central da cidade receberam aproximadamente 68 mil mudas de plantas variadas.

A revitalização da praça foi realizada pensando na segurança, na funcionalidade e na beleza do local, disse o prefeito Barjas Negri no início das obras, no final de fevereiro. O serviço foi executado pela empresa vencedora da licitação pública, a Sergram Ambiental. O investimento foi de R$ 142 mil.

A praça ganhou o plantio de mudas de grama amendoim (13.513), lambari-roxo (8.051), maranta variegata (2.732), mini lantana amarela (12.891), singônio (13.927), rabo de gato (2.818), clorofito (10.584) e rosinha de sol (3.424). E também houve o replantio de lirios, íris e agapantos, que já se encontravam nos canteiros.

Espaço público ganhou cerca de 68 mil mudas de plantas

O projeto paisagístico também envolveu o plantio de três ipês amarelos, seis palmeiras Washingtonia, sete palmeiras rabo de raposa e uma eritrina falcata, estas fornecidas pelo Viveiro de Mudas da Prefeitura.

“Além de mudar a paisagem urbana e proporcionar o lazer contemplativo, acredito que o paisagismo humanize os espaços públicos, pois as plantas ornamentais e a arborização urbana beneficiam o conforto térmico e causam sensação de bem-estar à população”, comenta Cláudia de Lima Nogueira, arquiteta urbanista da Sedema que trabalhou no projeto.

A coordenadora do Viveiro Municipal de Mudas, Clementina Rossin, que também se envolveu com as ações de paisagismo e restauração da praça, ressalta que “a beleza de um jardim vem com o tempo e depende de fatores externos, como clima, temperatura, umidade relativa do ar e os cuidados de um jardineiro. Também devemos levar em consideração o desenvolvimento de cada espécie, que varia de uma para outra”, observa a responsável pelo Viveiro.

Revitalização foi feita pensando na segurança, na funcionalidade e na beleza