Teve início nesta segunda-feira (13) a construção de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro rural de Anhumas, na Estrada Rosa Francelina de Abreu (Rodovia Luis Dias Gonzaga). A obra vai custar R$ 687.407,96 e será paga com recursos municipais. A empresa S. Batista de Almeida Construções Eireli terá 300 dias para concluí-la.

Serão 308 m² de área construída, em um terreno de 1.000 m², doado à prefeitura pela família do dr. Ayrton Moraes Dias Correa, dono da propriedade, a partir de um trabalho articulado pelos vereadores Gilmar Rotta, presidente do Legislativo, e Ary de Camargo Pedroso Júnior. O ex-deputado Mendes Thame apresentou emenda parlamentar para a obra.

“A unidade atual funciona em imóvel com problema de acessibilidade, com espaços adaptados, o que dificulta principalmente o atendimento de idosos. A nova unidade segue padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, trará maior comodidade tanto aos profissionais da saúde como aos seus usuários”, explicou o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

Dentre as melhorias, estão uma ampla sala de espera, consultório odontológico, sala de atividades coletivas, farmácia, sanitários exclusivos para os usuários, masculino e feminino, adaptados para ostomizados, dentre outra especificações (ver quadro abaixo).

A unidade atual possui em sua área de referência cerca de 2 mil moradores da região, o que corresponde a uma média anual de 13 mil atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.

O valor estimado da obra era de R$ 929.055,21, mas o processo permitiu uma redução de 35% do montante, gerando economia de R$ 241.647,25 aos cofres públicos.

Radiografia da obra

Espera/Recepção

Sanitário PúblicoPCD Masc., inclui ostomizado

Sanitário Público PCD Fem., inclui ostomizado

Sala de Procedimentos 1 – Curativo

Consultório Clínico 1

Sala de Procedimentos 2 – Procedimento e coleta

Sanitário (exclusivo) da sala de Procedimento 2, com chuveiro

Sala de Procedimentos 3 – Vacina

Sala de Procedimentos 4 – Inalação

Almoxarifado

Consultório Clínico 2 – com sanitário

Sanitário (exclusivo) do Consultório Clínico 2 – PCD

Consultório Clínico 2

Consultório Odontológico – comporta 2 cadeiras odonto.

Estocagem/Dispensação de Medicamentos

Sala de Atividades Coletivas – ACS