Portal do Município de Piracicaba

Novo telhado preserva prédio histórico do antigo Matadouro Municipal

Obra substituiu toda a cobertura, com troca do madeiramento, ripas e telhas, além da instalação de manta térmica; intervenção foi aprovada pelo Codepac

Por CCS / Publicado em 28/07/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
Esta foto oferece uma vista aérea impressionante do edifício que você enviou, destacando perfeitamente a sua simetria e arquitetura: O Edifício: É uma estrutura retangular longa com telhado de duas águas em telhas cerâmicas avermelhadas. O corpo central, onde fica a entrada principal, se projeta para a frente com um telhado metálico e um acabamento que ostenta a inscrição "MATADOURO" logo acima da porta de vidro. Detalhes do Telhado: Podemos notar várias pequenas claraboias ou lanternins ao longo do telhado, fundamentais para a ventilação e iluminação natural desse tipo de construção antiga. Há também diversos grampos metálicos distribuídos uniformemente pelo telhado. Entorno: O prédio está inserido em uma área verde muito bem cuidada. À esquerda, há um estacionamento organizado com vários carros. Atrás, notamos construções menores e mais simples com telhados marrons. Dois coqueiros altos emolduram a entrada principal, dando um toque tropical à cena. À direita e ao fundo, há bastante vegetação, incluindo árvores densas. É um registro muito claro de como a conservação desse prédio histórico combina com a organização funcional do pátio ao redor.
Obra substituiu toda a cobertura, com troca do madeiramento, ripas e telhas, além da instalação de manta térmica; intervenção foi aprovada

Construído há mais de um século e parte da história de Piracicaba, o antigo Matadouro Municipal recebeu nova cobertura. A reforma recuperou completamente o telhado do prédio histórico, preservando suas características arquitetônicas e garantindo melhores condições de conservação do imóvel, que atualmente abriga a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos.

Esta é uma foto de um ambiente de trabalho moderno e amplo, com um estilo industrial bem marcante. Aqui estão os pontos principais: O Ambiente: O teto é alto, com vigas de metal vermelhas aparentes que cruzam todo o espaço, dando um visual estruturado. Há uma entrada de luz natural vindo de cima, o que ilumina bem o local. Decoração: Pendurado no teto, há um pôster informativo grande, com fundo amarelo, que parece divulgar um evento ou festival (com referências a música e datas). Estrutura: O escritório é organizado em formato de "ilha", com divisórias de vidro e estações de trabalho brancas. As mesas estão equipadas com computadores, monitores e documentos. As Pessoas: Várias pessoas estão sentadas em suas mesas, concentradas trabalhando em seus computadores. Algumas estão em grupos de trabalho e outras sozinhas. Clima: É um escritório que parece bem funcional e colaborativo, com uma boa dose de luz natural e um visual que mistura a praticidade de um local de trabalho com uma arquitetura bem característica.
Novo telhado preserva prédio histórico do Antigo Matadouro Municipal

A intervenção contemplou a remoção da cobertura existente e a substituição da estrutura do telhado, com a instalação de novos caibros, ripas e telhas, além da aplicação de subcobertura com manta térmica que proporciona maior proteção à edificação. Também foram revisados os sistemas de calhas, rufos e condutores de águas pluviais, além da vedação de pontos da cobertura.

Por se tratar de um bem tombado, todas as etapas da reforma seguiram projeto aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), responsável pelo acompanhamento da intervenção para garantir a preservação das características originais da edificação.

A substituição integral da cobertura também amplia a durabilidade da estrutura e reduz a necessidade de manutenções corretivas, assegurando melhores condições de uso do prédio e de preservação de um patrimônio que integra a história da cidade.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Inaugurado em 29 de novembro de 1913, o Matadouro Municipal foi construído para atender às necessidades sanitárias de uma Piracicaba em expansão, substituindo instalações que já não comportavam o crescimento da cidade. Implantado às margens do Córrego Guamium, o prédio foi projetado para oferecer melhores condições de higiene e funcionamento no abate de animais, permanecendo em atividade até 10 de maio de 1973.

Esta é uma foto de um prédio histórico imponente, construído em tijolos aparentes avermelhados com molduras em amarelo claro. Aqui estão os detalhes: Arquitetura: O estilo é clássico e robusto, lembrando antigas instalações industriais ou de serviços públicos do final do século XIX ou início do século XX. Possui grandes janelas em arco com molduras decoradas e um telhado com telhas de barro. Identificação: Na lateral direita da fachada, há uma inscrição na parede onde se lê claramente a palavra "MATADOURO". O Entorno: O prédio está em um terreno gramado, com um céu azul parcialmente nublado ao fundo. Ao lado da construção, há quatro postes altos e finos que parecem ser mastros para bandeiras, alinhados verticalmente, e algumas palmeiras mais ao fundo. Estado: O edifício parece estar bem conservado, mantendo suas características originais de época, e possui portas de vidro modernas na entrada principal, indicando que pode ter sido restaurado ou adaptado para novos usos, como um centro cultural ou museu.
O Antigo Matadouro Municipal foi construído para atender às necessidades sanitárias de uma Piracicaba em expansão

Após o encerramento das atividades, o imóvel abrigou, entre 1975 e 1985, um entreposto de abastecimento de gêneros alimentícios. Em seguida, permaneceu por anos sem uso definido, sendo utilizado como depósito por secretarias municipais. Entre 2003 e 2004, passou por uma restauração que preservou suas características arquitetônicas originais para receber a antiga Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap). Atualmente, o prédio abriga a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e é tombado patrimônio histórico do município.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.