Moradores regularizam débitos habitacionais em ação da Prefeitura no Bosques do Lenheiro
Foram realizados mais de 100 atendimentos nos quais foram negociados cerca de R$ 500 mil; mutuários em situação de inadimplência puderam aderir ao Refis 2026 ou optar pelo refinanciamento de suas dívidas
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realizou no dia 03/06 uma ação especial de atendimento aos moradores do bairro Bosques do Lenheiro, voltada à negociação e regularização de débitos habitacionais referentes aos imóveis da extinta Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional).


No total, foram realizados mais de 100 atendimentos, resultando na negociação de aproximadamente R$ 500 mil em débitos habitacionais, demonstrando a efetividade da iniciativa e o interesse dos moradores em regularizar sua situação.
A iniciativa ocorreu no Centro de Educação Digital do bairro, e os mutuários em situação de inadimplência puderam aderir ao Refis 2026 ou optar pelo refinanciamento de suas dívidas, com condições facilitadas de pagamento.
A ação faz parte de uma estratégia da Prefeitura de modernizar e agilizar os processos de negociação e regularização de débitos habitacionais, ampliando o acesso da população aos serviços públicos e criando mecanismos que facilitam a regularização financeira das famílias.
A iniciativa é resultado do Refis 2026, Programa de Regularização Fiscal, que segue até 25/06, proposto pelo prefeito Helinho Zanatta e aprovado pela Câmara Municipal. O programa foi criado para permitir que famílias e empresas regularizem sua situação financeira por meio de descontos sobre juros e multas e condições especiais de parcelamento.
A ação teve como principal objetivo oferecer aos mutuários uma oportunidade concreta de regularização, evitando medidas administrativas e judiciais de cobrança, bem como a inclusão dos devedores em órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e Serasa.
Atendendo à diretriz da gestão do prefeito Helinho Zanatta de aproximar os serviços públicos da população e tornar a administração municipal cada vez mais eficiente e acessível, o atendimento foi realizado diretamente no bairro, eliminando a necessidade de deslocamento dos moradores até o Centro Cívico. A medida proporcionou mais comodidade, agilidade e facilidade no acesso aos serviços, além de reduzir filas e custos para os cidadãos.
“O Refis 2026 foi pensado para criar oportunidades reais de regularização, permitindo que as famílias reorganizem sua vida financeira e recuperem sua adimplência. Nossa gestão trabalha para aproximar o poder público das pessoas, levando soluções diretamente às comunidades. É assim que construímos uma cidade mais justa, humana e eficiente para todos”, destaca o prefeito Helinho Zanatta.
O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Nilton Henrique da Silva, ressaltou que a ação reflete o compromisso da administração municipal em oferecer soluções efetivas para a população e fortalecer a política habitacional do município. “Estamos aproximando os serviços públicos da população e criando oportunidades para que as famílias possam regularizar sua situação de forma simples, rápida e acessível. O resultado alcançado demonstra que existe uma demanda importante por esse tipo de atendimento descentralizado. Nossa equipe continuará trabalhando para ampliar essas ações e garantir que mais mutuários tenham acesso às condições oferecidas pelo Refis 2026”, afirmou o secretário.
Segundo a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, o expressivo resultado reforça o compromisso da Administração Municipal com a inclusão social, a recuperação da capacidade de investimento do município e a promoção da segurança jurídica para as famílias atendidas.
Diante da grande adesão registrada, a Administração estuda a realização de uma nova data de atendimento no Bosques do Lenheiro, possibilitando que moradores que não puderam comparecer nesta primeira etapa também tenham acesso às condições especiais oferecidas pelo Refis 2026.