Com o tema O Olhar das Infâncias para a Cidade de Piracicaba, os 201 anos da Independência do Brasil serão comemorados em Piracicaba a partir das 8h do dia 07/09, quinta-feira, no Estádio Barão da Serra Negra. O desfile cívico de 2023, realizado pela Prefeitura e parceiros, contará com mais de 7.000 participantes, contando com a participação de 122 escolas da Rede Municipal de Educação, duas escolas estaduais, além de entidades, Exército, e a exposição e desfile de viaturas da Polícia Militar, Guarda Civil, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de SP.

O Barão da Serra Negra foi escolhido pensando no conforto do público presente no desfile cívico, contendo estrutura necessária para receber as comemorações da Independência do Brasil. A escolha do espaço também foi pensada para não interferir no Comércio na área central, que vai funcionar normalmente durante o feriado, das 9h às 16h.

Alunos na quadra da escola com instrumentos da fanfarra, vestidos todos de uniforme, acompanhando as instruções do professor, durante ensaio para o desfile.

Com uma das maiores comitivas para o desfile, os alunos da EM. Rachel de Queiroz intensificaram os treinamentos da fanfarra que abrilhantará o Barão

A entrada do público será feita pelos portões localizados na avenida Independência e Moraes Barros (Portões 5, 6 e 7), sendo levados para as cadeiras cobertas e demais áreas comuns do estádio, com auxílio da Brigada de Emergência da Prefeitura e de servidores da organização. Já a entrada de pessoas que irão desfilar será pela rua Silva Jardim e a saída pela rua 13 de Maio.

MANIFESTAÇÕES – Conforme instrução da comissão organizadora do Desfile, estão vedadas, durante o evento, manifestações religiosas, a presença de pessoas com placas, distribuição de panfletos de partidos políticos e apresentação de evolução frente ao palco das autoridades. Essas medidas foram tomadas para que o desfile transcorra dentro das normalidades de horário devido ao grande número de participantes, em sua maioria, crianças.

SERVIÇO – Ao público, estarão disponíveis pontos de água e banheiros nas estruturas do Barão, contando com bebedouros em pontos estratégicos. Além disso, bebedouros e banheiros do Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas também estarão disponíveis para uso na dispersão do evento.

A segurança do evento estará sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Já as equipes do Corpo de Bombeiros e Samu ficarão de prontidão para qualquer ocorrência, bem como as equipes do Departamento de Saúde do Escolar, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, de servidores da Secretaria Municipal da Saúde estarão em pontos estratégicos do Barão, com equipes para atender casos emergenciais e outros serviços.

TRÂNSITO – Com orientação de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), ruas do entorno do Estádio Barão da Serra Negra serão parcialmente interditadas, a partir das 6h do dia 07/09. Estarão com trânsito interrompido as ruas Silva Jardim, Manoel Ferraz de Arruda Campos e Visconde do Rio Branco entre as ruas 13 de Maio e Moraes Barros.

Além disso, haverá bloqueio parcial das ruas São José e Prudente de Moraes, entre as ruas Silva Jardim e Bernardino de Campos. A rua Moraes Barros também estará com trânsito parcialmente impedido da rua Bernardino de Campos até a avenida Independência. Já a Travessa Sabino será interditada em sua totalidade. A previsão é que o trânsito seja liberado até às 13h.

Foto panoramica tirada de drone, do estadio Barao de Serra Negra, onde será o desfile cívico

O Barão da Serra Negra foi escolhido pensando no conforto das famílias piracicabanas e público presente no desfile cívico.

EMPOLGAÇÃO – Os estudantes da Escola Municipal Rachel de Queiroz, no Alvorada, estão empolgados com a chegada do desfile de quinta-feira. Com uma das maiores comitivas para o desfile, com 80 integrantes, os alunos intensificaram os treinamentos da fanfarra que abrilhantará o evento.

“Os alunos estão muito animados também pra tocar os instrumentos, eles estão muito animados com a questão dos uniformes. Também com a mudança para o Estádio eu acho muito importante pra eles conhecerem esse grande patrimônio aqui de Piracicaba. Acredito que a nossa escola vai fazer bem bonito”, destaca o diretor da unidade, Gregório Sanches.

“Estou ansiosa, gostando muito dos ensaios e vou fazer o melhor que posso no desfile”, disse a aluna Ana Luiza Vilela de Almeida, integrante da fanfarra da unidade.

SERVIÇO – Desfile Cívico de 7 de Setembro. Dia 07/09, quinta-feira, a partir das 8h, no Estádio Barão da Serra Negra. Entrada do público pelos portões da avenida Independência e rua Moraes Barros. Quem desfila entra pela rua Silva Jardim.