Portal do Município de Piracicaba

Livro sobre Festa do Divino será lançado em Simpósio em Campinas

Por Comunicação Social / Publicado em 16/08/2012
Tempo de leitura: 6 minutos.

Piracicaba, 16 de agosto de 2012 – O Livro “A Festa do Divino de Piracicaba”, editado pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap, será lançado em Campinas, na próxima terça-feira, dia 21, às 19h, dentro da programação do 1º Simpósio Cultura Caipira: identidade, história e patrimônio, promovido pela Faculdades de Ciências Sociais e de História da Pontifícia Universidade de Campinas – PUC-Campinas.

O Simpósio tem o objetivo de envolver o universo acadêmico nos debates acerca das políticas públicas implementadas para a patrimonialização intangível dos tipos regionais, com vistas à formação das identidades do povo brasileiro. A intenção, segundo Fernando Monteiro Camargo, que integrou a equipe que elaborou a publicação do livro e que também foi aluno da Faculdade de Ciências Sociais da PUC, “é contribuir de modo expressivo para a divulgação e valorização da cultura caipira promovendo uma rica reflexão científica.”

O Livro “A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba” nasceu de uma série de estudos desenvolvidos pelo DPH/Ipplap para elaboração de inventário dos bens imateriais de Piracicaba. O livro contém uma apresentação histórica da Festa do Divino, desde sua origem na Europa do Século XI e sua introdução no Brasil, depois o que é a Festa do Divino em Piracicaba, além de uma análise da edição de 2011 no seu caráter antropológico. A congada e outras manifestações folclóricas da Festa e questões relacionadas ao sagrado e ao profano estão presentes no livro. Outro ponto que está destacado no livro, conforme explica Marcelo Cachioni, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico – DPH, é a indissociabilidade da Festa com seu local de realização, que é a Rua do Porto.

Confira a programação completa do Simpósio:

DIA 20

AUDITÓRIO DOM GILBERTO (CAMPUS I DA PUC-CAMPINAS)

19h20 – 19h40min – Abertura

Profa. Dra. Luzia Siqueira Vasconcelos (PUC-Campinas)

Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos (PUC-Campinas)

Prof. Dr. João Miguel Teixeira de Godoi (PUC-Campinas)

19h40 – 19h50min – Apresentação Vídeo de Chitãozinho e Xororó, em apoio à manifestação de solicitação de abertura dos estudos para o reconhecimento da cultura caipira como patrimônio imaterial pelo Condephat e pelo Iphan

19h50min – Cultura Caipira e Patrimônio Imaterial do Brasil

Palestrante – Prof. Dr. Antonio Augusto Arantes (Unicamp)

Debatedores – Prof. Esp. Orlando Rodrigues Ferreira, astrônomo e conselheiro do Condepacc e membro do Condephat

Mediadores – Prof. Dr. Glauco Barsalini (PUC-Campinas) e Profa. Dra. Janaína Camilo (PUC-Campinas)

22h- Entrega da solicitação de abertura dos estudos para o reconhecimento da cultura caipira como patrimônio imaterial pelo Condephat e pelo Iphan aos referidos órgãos oficiais.

DIA 21 –

SALA 704 – BLOCO K (FAEFI) – COMPLEXO CCHSA

15h30min/18h00min – O caipira nas artes cênicas: oficina de teatro e de circo-teatro

Palestrantes – Heyttor Barsalini (ator, diretor cênico e dramaturgo)

Renato Ferracini (ator – Grupo Lume)

Walter de Almeida (Circo-teatro Irmãos Almeida)

Mediador – Tiago Gonçalves (jornalista cultural e pesquisador de circo-teatro)

AUDITÓRIO DOM GILBERTO (CAMPUS I DA PUC-CAMPINAS)

19h – Lançamento do livro A Festa do Divino de Piracicaba Fernando Monteiro Camargo (ex-aluno da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-CAMPINAS) e Marcelo Cachioni (diretor do DPH)

19h30-22h30 – A cultura caipira na atualidade

PALESTRANTES: – Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani (USP)

Prof. Dr. Ivan Vilela (USP)

DEBATEDORES: Profa. Dra. Haydée Dourado (Unicamp)

Prof. Dr. José Roberto Zan (Unicamp)

Mediador: Prof. Dr. Agenor José T. P. Farias (PUC-Campinas)

DIA 22 –

SALA 900 (CAMPUS I DA PUC-CAMPINAS)

15h30/18h – A prosa e as artes plásticas do caipira

Palestrantes – Ditinho Joana (artesão do Vale do Paraíba)

Ângela Savastano (folclorista – Museu do Folclore de São José dos Campos)

Mediador: Marco Rocha (aluno da Faculdade de História da PUC-Campinas)

AUDITÓRIO DOM GILBERTO (CAMPUS I DA PUC-CAMPINAS)

19h20-19h50 – Apresentação do Grupo de Congada de Piracicaba

19h50 – 21h30– Cultura Caipira: Manifestações das tradições populares

PALESTRANTES – Júlio Santin (médico, violeiro e organizador do evento Caipirapuru)

– Jesus de Burarama (escritor de Cordel e coordenador do Clube Amigos da Viola – Presidente Prudente)

– Prof. Dr. Artur José Renda Vitorino (PUC-Campinas)

MEDIADOR: Adriano Rosa (fotógrafo e jornalista)

21h30- 22h10 – Música: permanências e variações

Ricardo Vignini & Zé Helder e a Moda de Rock

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.