Sara Fabiano, treina novas ferramentas de costura para confecção
Sara Fabiano, treina novas ferramentas de costura para confecção

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, capacita jovens e adultos em curso de costura em máquina reta e overloque, oferecido em parceria com o Senai. As aulas que ocorrem na escola móvel, reúnem cerca de 30 pessoas, usuárias dos serviços da rede socioassistencial, visando formação profissional e possibilidade de empreendedorismo.

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes desde a utilização da máquina de costura até a confecção de peças de vestuários. De acordo com a professora Silvana Fornaciari, entre as participantes, existem pessoas de vários bairros da cidade, com e sem experiência em costura. “Desde que o curso iniciou elas tem evoluído muito; já sabem controlar o pedal e fazem exercícios para treinar a costura reta e curva para que no final, tenhamos diversas peças prontas”, comenta.

Drielli Santos Prates, treina desenhar no tecido para a costura
Drielli Santos Prates, treina desenhar no tecido para a costura

Uma das alunas, Sara Fabiano, 65 anos, é moradora de Artemis e chegou ao curso por meio da Equipe Volante que atua no território. “Gosto muito de lidar com tudo o que tem a ver com atividades manuais. Já aprendi a produzir moletom e camiseta e hoje estou aqui para aprender mais dessa área”, conta.

As aulas são ofertadas a pessoas a partir de 16 anos de idade, com 4º ano do ensino fundamental I concluído, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, que utilizam os serviços da rede socioassistencial, sendo inscritas no Cadastro Único, beneficiários de programas de transferência de renda ou benefícios socioassistenciais.

Silmara Gomes, 50 anos, moradora da Comunidade Lago Negro, também é uma das beneficiárias. “Meu objetivo aqui é aprender e desfrutar disso, trabalhando em uma confecção”.

Este não é o desejo apenas de Silmara. Drielli Santos Prates, 33 anos, conta que nas primeiras aulas estava totalmente insegura, porque nunca havia costurado antes. “Quando percebo o quanto aprendi e o quanto é gratificante pegar um tecido e após a costura, ver o resultado de uma peça produzida, só me faz pensar nas possibilidades de trabalho que terei daqui pra frente”, ressalta.

Curso de costura na escola móvel do Senai
Curso de costura na escola móvel do Senai

Lígia Anicetto, superintendente de Desenvolvimento Social, explica sobre o objetivo da parceria, em apoiar o desenvolvimento profissional dos beneficiários da Assistência Social, promovendo ações de incentivo que favoreçam a inserção das pessoas no mercado de trabalho ou empreendedorismo.

As aulas acontecem até o mês de maio, quando outros cursos deverão abrir as inscrições, conforme as demandas dos territórios atendidos pela Assistência Social em Piracicaba.