A Prefeitura de Piracicaba publicou hoje, 28/03, no Diário Oficial, o decreto 19.927/24, que convoca a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que será realizada em 06/04, sábado, das 8h às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Smads). O evento é aberto ao público e será coordenado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conepir), com o apoio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

Com o tema Enfrentamento ao Racismo e às Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico-raciais e de Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de Todos Nós, o evento tem como objetivo promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo, e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa, bem como discutir as diretrizes necessárias para a continuidade de Políticas de Promoção da Igualdade Racial nos âmbitos municipal, regional, estadual e nacional.

“A realização da Conferência é de grande relevância para a cidade, um momento importante para o debate sobre a promoção de políticas públicas que fortaleçam a luta contra o racismo e as diversas formas de preconceito e discriminação. A conferência é um espaço importante para ouvir e dialogar e determinar caminhos de forma coletiva, e essa discussão sem dúvidas passa pelo do Poder Público”, destacou a secretária de Governo da Prefeitura, Tássia Espego.

Além disso, a Conferência também vai realizar os trabalhos preparatórios para o desenvolvimento do Plano Municipal de Igualdade Racial de Piracicaba, elegendo os delegados para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece em São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril.

“Será um fórum de debates de ideias, para que consigamos formular políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Piracicaba é uma referência regional e estadual nessa luta e esperamos uma boa adesão ao evento. Inclusive, várias cidades da Região Metropolitana estarão presentes. Mas também contamos com a participação da população em geral”, enfatizou Luciano Alves de Almeida, presidente do Conepir.

A Conferência terá ainda a participação de representantes da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e da sociedade civil.

SERVIÇO – 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piracicaba. 06/04, das 8h às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Smads), localizado à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.