Portal do Município de Piracicaba
 

Formatura de médicos residentes reúne 150 pessoas no Teatro do Engenho

Secretaria de Saúde e Coreme entregaram certificados a 14 novos especialistas que concluíram o Programa de Residência Médica

Por CCS / Publicado em 28/02/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grande grupo de pessoas em pé em um palco, em frente a um fundo escuro. Eles estão segurando certificados e parecem estar em algum tipo de cerimônia de formatura ou premiação. Há bandeiras atrás deles, incluindo as bandeiras do Brasil e de outros países. As pessoas estão vestidas de forma semi-formal, com homens usando ternos ou camisas de botão e calças, e mulheres usando vestidos ou saias e blusas. Eles parecem felizes e orgulhosos. A imagem é bem iluminada e a qualidade é boa. O ambiente parece formal e celebrativo.
Dr. Sérgio Pacheco ao lado dos formandos e preceptores do programa de Residência Médica

Cerca de 150 pessoas participaram da solenidade de formatura dos 14 novos médicos especialistas do Programa de Residência Médica da Prefeitura de Piracicaba na noite de quarta-feira, 26/02. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Coreme (Comissão de Residência Médica), a atividade aconteceu no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, que representou o prefeito Helinho Zanatta, do coordenador do Coreme, o médico Ciro Eduardo Falconi, além de autoridades de saúde da cidade e região, médicos preceptores e familiares dos formandos.

Dr. Sérgio Pacheco destacou a importância da solenidade. “É uma grande satisfação para mim estar aqui representando o prefeito Helinho Zanatta. Sou o vice-prefeito e secretário de Saúde, mas dez anos atrás eu iniciava junto com vários colegas aqui esse programa de residência médica onde também fui preceptor. Hoje nós sabemos que existem médicos que procuram atalhos para se destacar, mas posso dizer com toda segurança que vocês não vão seguir esses atalhos. Sejam médicos de verdade, porque são vocês que as pessoas vão procurar quando elas precisarem, quando elas estiverem realmente doentes. Não é para qualquer um isso aqui, não é para qualquer um essa missão de cuidar da vida de outro ser humano. Isso é bênção, é propósito, é devoção e é vocação. Parabéns a todos”.

A imagem mostra dois homens de terno sentados atrás de uma mesa. O homem da esquerda está usando um terno escuro e uma camisa branca. Ele está olhando para a câmera. O homem da direita está usando um terno azul escuro e uma camisa azul clara. Ele está segurando um microfone e falando. Ambos os homens têm garrafas de água na frente deles. O fundo é escuro e está coberto por um pano.
Dr. Sérgio Pacheco (à direita), discursa durante solenidade de formatura de médicos residentes ao lado do coordenador da Coreme, Ciro Falconi

O coordenador da Coreme reforçou a parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana, Hospital Santa Casa e Unidades de Saúde da Rede Pública para a que o Programa siga evoluindo nas áreas de cardiologia, cirurgia ceral, clínica médica, medicina da família e comunidade, ortopedia e traumatologia, pediatria e urologia, e que sigam crescendo ainda mais. “Nesta jornada que este ano completa 10 anos ficamos muito felizes pelo sucesso que é nosso programa de residência médica e na formação destes especialistas. Neste tempo são mais de 150 formandos. Isso mostra a dedicação de todos os envolvidos. Que essa troca de experiências siga sendo muito valorosa para quem participa e para quem está concluindo esta certificação”, completou Falconi.

A imagem mostra cinco homens sentados atrás de uma mesa coberta com uma toalha de mesa escura. Eles parecem ser palestrantes ou participantes de um painel. Todos os homens estão usando ternos, e um deles está segurando um microfone. Há duas garrafas de água na mesa na frente de cada homem, exceto o do meio que tem um microfone. O fundo é uma cortina escura. O cenário parece ser um palco ou auditório. A iluminação é focada nos homens. A imagem é bem composta e clara. A atmosfera é formal e profissional.
Autoridades de saúde compuseram a mesa de autoridades ao lado do secretário de Saúde e vice-prefeito, dr. Sérgio Pacheco

ESTUDO – Os formandos fizeram a residência médica em unidades de USF, UBS, Centro de Especialidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (Cpan), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT) e outros, além do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.

FORMAÇÃO – Os programas de residência de Piracicaba são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) que, com a SMS, chancela a certificação dos médicos residentes, que ao final de seus programas, pode registrar a especialidade em que fez residência no Conselho Regional de Medicina (CRM), obtendo o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), garantindo a possibilidade de exercer sua atividade como médico especialista.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.