A parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação ArcelorMittal foi destaque ontem, 16/04, durante o evento Conexão ArcelorMittal Piracicaba, que ocorreu no Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). O objetivo foi destacar as ações realizadas pela empresa em 2023 e apresentar os resultados para os parceiros envolvidos.

A parceria entre a SME e a Fundação ArcelorMittal foi destaque durante o evento Conexão ArcelorMittal Piracicaba, que ocorreu no Simespi

Na área da educação, a participação de 150 professores da Rede Municipal na formação de educadores na metodologia STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) foi apresentada como uma das ações positivas realizadas no ano passado.

Também foram destacados os 93 projetos de Piracicaba que foram inscritos no Prêmio Liga STEAM, representando 20% de todos os municípios do país. A Escola Municipal Prof. Ada Buselli Neme foi ganhadora em 1º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM 2023 na categoria Educação Infantil e receberá uma brinquedoteca no valor de R$ 350 mil.  Além disso, 806 crianças e jovens puderam ter aulas e projetos de robótica, arte e tecnologia, e mais de 13 mil crianças participaram da Mostra STEAM Experience. No total, mais de 14 mil pessoas foram impactadas pelos projetos educacionais.

A Escola Municipal Prof. Ada Buselli Neme foi ganhadora em 1º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM 2023 na categoria Educação Infantil e foi destaque no evento

Outro projeto fruto da parceria da SME com a ArcelorMittal, o Ver é Viver atendeu 4.000 crianças no ano passado. O programa aplica testes de acuidade visual em alunos e alunas da rede pública que estão nos primeiros anos da vida escolar. Em caso de necessidade, são encaminhados para consultas médicas e, se necessário, recebem óculos doados pela Fundação.

Mara Martins de Oliveira, supervisora do Ensino Fundamental da SME e uma das responsáveis pela parceria da ArcelorMittal com a Pasta, ressaltou os impactos das ações que foram realizadas em 2023 na rede municipal. “Essa parceria entre a Fundação e a SME tem sido fundamental, com a realização de vários projetos que mobilizam alunos e professores com temas atuais, como tecnologia e sustentabilidade, e impulsionam o desenvolvimento educacional. A interação entre os conceitos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e os desafios do mundo real está preparando nossos alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os a serem cidadãos ativos e inovadores em suas comunidades.”

O programa Ver é Viver, que aplica testes de acuidade visual nos alunos da rede municipal, atendeu 4 mil crianças ao longo do ano passado

Adriana do Carmo, gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, afirmou que o objetivo com os projetos é transformar mais vidas de forma coletiva e participativa. “Os resultados de 2023 da Fundação apontam o impacto positivo e significativo que conseguimos concretizar, expandimos nosso alcance, promovemos oportunidades e chegamos a novos territórios. Nos sentimos orgulhosos e gratos por essa jornada, trilhada com inúmeros parceiros, estamos prontos para irmos ainda mais longe.”