A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realizará no sábado, 16/07, das 8h30 às 12h30, o Congresso Municipal do Orçamento Participativo (OP). O evento acontecerá no Armazém 14, no Engenho Central.

O Congresso vai reunir os delegados que participaram das plenárias do Orçamento Participativo, realizadas durante os meses de maio e junho de 2022. Eles vão representar os moradores de todas as regiões de Piracicaba (Oeste, Leste, Norte, Sul, Centro e Rural) e apreciar as demandas apresentadas nas plenárias. No total foram apresentadas 378 demandas, sendo Zona Norte (74); Zona Sul (52); Centro (37); Zona Leste (81); Zona Rural (43) e Zona Oeste (91).

As plenárias do OP foram realizadas nas seis regiões

Além da apreciação das demandas, serão eleitos no congresso os novos membros para compor o Conselho do Orçamento Participativo. Cada região terá um conselheiro titular e um suplente, com exceção da região Rural, que terá dois conselheiros titulares e dois suplentes. Terá direito a voz e voto no congresso apenas os delegados que assinaram a lista de presença nas plenárias.

Serão eleitas dez demandas por região, de acordo com as suas prioridades. Elas serão encaminhadas às secretarias responsáveis, que estudarão a viabilidade técnica e orçamentária para serem executadas. As demandas não atendidas continuam planificadas para execução posterior.

MODELO – O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos de prefeituras municipais para assuntos locais, por meio de processos de participação da comunidade.

SERVIÇO – Congresso Municipal do Orçamento Participativo. Dia 16/07, sábado, das 8h30 às 12h30, no Armazém 14 do Engenho Central.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

8h30 às 9h30 – Inscrições

8h50 às 9h30 – Apresentação das diretrizes do Congresso 2022

9h30 às 9h45 – Abertura com o prefeito Luciano Almeida e secretário de Governo, Carlos Beltrame