Da esquerda para a direita, Vanderlei Jangrossi, Lígia Angelocci, Matheus Caracho Nunes e Beatriz Beig

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação Pop Rua (Comitê Pop Rua) elegeu no início do mês de dezembro, nova mesa diretora para a gestão 2022-2023. Matheus Caracho Nunes foi eleito presidente, Vanderlei Jangrossi ficou como vice-presidente; Beatriz Beig, 1ª secretária e Lígia Angelocci, 2ª secretária. A composição será responsável por orientar as ações de políticas públicas para a população em situação de rua de Piracicaba.

Entre as atribuições do comitê, constam a elaboração do Plano Municipal da Política para a População em Situação de Rua, bem como seu monitoramento, avaliação e divulgação; a articulação intersetorial dos programas; ações que garantam o acesso amplo dessa população aos serviços e programas públicos e analisar formas de inclusão.

“Estamos no segundo ano deste comitê, e entendo que o primeiro ano foi a sua consolidação no município. Agora, pretendemos avançar, sobretudo, na pauta de elaboração do Plano Municipal, e para isso é primordial a intersetorialidade desse comitê, ou seja, a participação das diferentes secretarias e da sociedade civil, além dos usuários dos serviços. Vale ressaltar que, para auxiliar nas ações deste comitê, estamos trabalhando com as comissões temáticas sobre políticas públicas, acompanhamento, monitoramento e eventos”, explica o presidente, Matheus Caracho Nunes.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads afirma que as demandas da população em situação de rua exigem um olhar intersetorial que abrange saúde, habitação, trabalho, entre outros. “Desde o início, temos procurado entender as demandas dessa população e atendê-las, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. No ano passado fizemos o censo com a população de rua, criamos o comitê e buscamos alternativas para o reordenamento dos serviços. Nosso foco é o alinhamento de ações, além da capacitação da rede para a atuação na garantia de direitos dessa população”.

O Comitê Pop Rua foi criado por meio do Decreto Municipal nº 18.662, de 07 de abril de 2021. Ele é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, com apoio técnico-administrativo da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

As reuniões ordinárias acontecem toda primeira quarta-feira de cada mês, sempre às 9h, na Casa dos Conselhos, localizada na rua Joaquim André, 895, Paulista. Mais informações pelo e-mail comitepoprua@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 3434-0461.