Mutirão da Dengue do último sábado visitou mais de 2200 casas em três bairros

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) e o Departamento de Atenção Básica (DAB) seguem com as ações de combate à dengue em toda a cidade. Em ações de mutirão casa a casa realizadas nos bairros Vila Cristina, Alvorada e Sol Nascente, no último sábado, 23/03, as equipes visitaram 2.226 residências e, deste total, os agentes conseguiram verificar 1.032 casas, sem recusas, e 1.194 residências estavam fechadas.

Na primeira atividade, no bairro Vila Cristina, as equipes do PMCA visitaram 1.356 residências, verificaram 610 casas, sem recusas, e 746 residências estavam fechadas. Já nos bairros Alvorada e Sol Nascente, as equipes do DAB visitaram 870 residências, verificaram 422 casas, sem recusas, e 448 residências estavam fechadas.

O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, lembrou que a Prefeitura tem intensificado as ações de combate à dengue, porém, nos Mutirões ainda há muitas pessoas que não abrem os portões das casas para que os agentes de saúde façam a fiscalização e as devidas orientações.

“A intenção não é punir, mas sim, orientar e conscientizar que a população também precisa fazer a parte dela. É bom lembrar que a Prefeitura também realiza, durante a semana, diversas ações como a de nebulização para conter a reprodução de mosquitos. Desta forma, podemos oferecer mais proteção aos moradores no sentido de que os mosquitos e larvas sejam também eliminados, mas para que isso seja mais efetivo precisamos do apoio da população”, esclareceu.

ATENDIMENTO – Por meio da ação Todos Contra a Dengue, promovida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e que integra a campanha municipal Nós Contra o Mosquito, promovida pela Prefeitura, até 30/05, todas as unidades de saúde estarão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, a UBS Piracicamirim (antigo Crab) faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que as UPAs também seguem com o atendimento 24h por dia para a dengue e demais urgências e emergências.

SINTOMAS – A Secretaria de Saúde lembra que nos casos suspeitos para dengue, os sintomas são febre, usualmente entre 2 e 7 dias, seguida de duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retroorbital (atrás dos olhos). Nas crianças, entre os sintomas estão quadro febril de início súbito, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem motivo aparente.

A Pasta reforça que os casos de dengue com sinais de alarme ou de maior risco à saúde do paciente começam pelos sintomas de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a partir do 3º dia da doença e indicar dengue grave. Se o usuário apresentar um deles, procure o serviço de saúde imediatamente.

DADOS – De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 26/03 de 2024 foram registradas 12.856 notificações para a dengue com 4.127 casos positivos, dois óbitos e três mortes suspeitas em investigação. No mesmo período de 2023, foram 3.018 notificações, 437 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 1.507 notificações, 210 confirmações, sem óbito.