A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Piracicaba Ambiental, ampliou a varrição mecanizada nas ruas de Piracicaba com o uso de um caminhão varredeira. O equipamento se destaca por sua alta capacidade de recolhimento – até 6.000 litros de resíduos -, e grande faixa de limpeza, com atuação diária, principalmente em avenidas.

O caminhão varredeira atua em vários pavimentos e remove folhas, galhos, areia e outros detritos encontrados nas vias. Ele funciona por meio de disparo de um jato de água, que evita a dispersão de poeira, e, na sequência, a vassoura começa a girar no sentido anti-horário, para não espalhar os detritos, que são retirados por sucção. O equipamento também possui um reservatório basculante, com inclinação, que facilita o descarte correto da sujeira, após a higienização das ruas.

Caminhão faz a sucção das folhas e outros detritos das ruas de forma sustentável

“Temos de utilizar a tecnologia sempre a nosso favor. A estação mais seca proporciona um espalhamento de folhas e detritos ainda maior e, como estamos vivenciando uma estiagem severa, não podemos desperdiçar água, logo o caminhão é uma ferramenta inteligente e sustentável para mantém as ruas limpas”, explica Alex Gama Salvaia, secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente.

No detalhe, a ferramenta que executa a varrição mecânica e limpa as ruas

O sistema de varrição mecanizada já ocorria em alguns pontos do município, mas feito com uma varredeira pequena, projetada para realizar trabalhos leves, como recolhimento de folhas, garrafas de plástico, papéis e pequenos resíduos que ficam nas guias. A máquina atua exclusivamente no Parque da Rua do Porto e imediações, em função do fluxo de pessoas, carros, comerciantes e por ser um ambiente de lazer e cartão-postal de Piracicaba e possui capacidade de carga de até 1,8 m³. Outra vantagem é que com motor em baixa rotação, possibilita economia de 40% de combustível.

Ryan Dória, Paula Bittencourt, Laura Ribeiro, Sargento Padovani, Alex Gama Salvaia (Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Luiz Nunes conheceram melhor o funcionamento do caminhão varredeira