Cerca de 150 servidores da Saúde partiparam do primeiro dia de capacitação sobre uso racional de medicamentos
Cerca de 150 servidores da Saúde partiparam do primeiro dia de capacitação sobre uso racional de medicamentos

Na tentativa de solucionar um primeiro sinal de dor, a automedicação pode causar desde a intoxicação medicamentosa até a piora dos sintomas manifestados. Sem a prescrição médica, o indivíduo pode estar ingerindo remédios para a finalidade errada e na quantidade inadequada, o que resulta em uma combinação bastante perigosa. Para evitar esta e outras situações, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde (SMS) iniciou hoje, 06/05, uma série de ações para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (05/05) com palestras de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nesta segunda-feira, participaram cerca de 140 ACSs e, no próximo dia 16/05, outros mais de 150 agentes serão capacitados.

Ana Raquel Passari Faggin de Castro, diretora do DAF/SMS, reforçou que a programação diferenciada no mês de maio busca envolver a comunidade, o profissional farmacêutico e agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a necessidade de utilização correta de medicamentos, conforme a orientação de profissionais de saúde e os riscos da automedicação. “Estamos discutindo e conscientizando a sociedade piracicabana quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e uso indiscriminado de medicamentos. Capacitar ACSs é muito importante pois eles são as principais ferramentas diretas de informação à população”, disse.

Ana Raquel é diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS
Ana Raquel é diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS

O assessor de gestão em projetos de saúde, Marcelo Pinto de Carvalho – que representou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior –, reforçou a importância da atividade. “O agente de saúde é o cartão de visita da Prefeitura e realizada um trabalho muito significativo de mostrar e cuidar da adesão da população das ações de saúde promovidas pelo poder público. Dar a oportunidade do ACS em conhecer melhor sobre o uso racional de medicamentos e dar a ele o incentivo necessário de alertar a população sobre o assunto podemos evitar muitos problemas ligados à automedicação ou ao uso equivocado de remédios”, pontuou.

Marcelo de Carvalho enfatizou a importância do ACS junto a comunidade piracicabana
Marcelo de Carvalho enfatizou a importância do ACS junto a comunidade piracicabana

As ações têm apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) seccional Piracicaba, representada pela delegada regional Rafaela Parolina de Carvalho e o curso de farmácia da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), representando pela coordenadora do curso, Josy Goldoni Lazarini.

Palestras aconteceram no anfiteatro da Secretaria de Educação nesta segunda-feira
Palestras aconteceram no anfiteatro da Secretaria de Educação nesta segunda-feira, 06/05

EVENTOS – As próximas atividades são: dia 16/05, das 13h às 16h, no Anfiteatro da Secretaria de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro dos Alemães), segunda turma de ACSs para capacitação; em 20/05, acontece palestra para cerca de 130 farmacêuticos e estudantes de farmácia com o tema Plano de condutas farmacêuticas frente à identificação dos PRMs e a interface com o médico. Além de uma ação contínua ao longo do mês em todas as Unidades Básicas de Saúde de Piracicaba voltada aos pacientes.

Informações e dicas para evitar problemas com o uso de medicamentos também estão disponíveis no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

https://abrir.link/Medicamentos-Anvisa