Cerca de 150 servidores da Saúde partiparam do primeiro dia de capacitação sobre uso racional de medicamentos

Na tentativa de solucionar um primeiro sinal de dor, a automedicação pode causar desde a intoxicação medicamentosa até a piora dos sintomas manifestados. Sem a prescrição médica, o indivíduo pode estar ingerindo remédios para a finalidade errada e na quantidade inadequada, o que resulta em uma combinação bastante perigosa. Para evitar esta e outras situações, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Saúde (SMS) iniciou hoje, 06/05, uma série de ações para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (05/05) com palestras de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nesta segunda-feira, participaram cerca de 140 ACSs e, no próximo dia 16/05, outros mais de 150 agentes serão capacitados.

Ana Raquel Passari Faggin de Castro, diretora do DAF/SMS, reforçou que a programação diferenciada no mês de maio busca envolver a comunidade, o profissional farmacêutico e agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a necessidade de utilização correta de medicamentos, conforme a orientação de profissionais de saúde e os riscos da automedicação. “Estamos discutindo e conscientizando a sociedade piracicabana quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e uso indiscriminado de medicamentos. Capacitar ACSs é muito importante pois eles são as principais ferramentas diretas de informação à população”, disse.

Ana Raquel é diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS

O assessor de gestão em projetos de saúde, Marcelo Pinto de Carvalho – que representou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior –, reforçou a importância da atividade. “O agente de saúde é o cartão de visita da Prefeitura e realizada um trabalho muito significativo de mostrar e cuidar da adesão da população das ações de saúde promovidas pelo poder público. Dar a oportunidade do ACS em conhecer melhor sobre o uso racional de medicamentos e dar a ele o incentivo necessário de alertar a população sobre o assunto podemos evitar muitos problemas ligados à automedicação ou ao uso equivocado de remédios”, pontuou.

Marcelo de Carvalho enfatizou a importância do ACS junto a comunidade piracicabana

As ações têm apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) seccional Piracicaba, representada pela delegada regional Rafaela Parolina de Carvalho e o curso de farmácia da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), representando pela coordenadora do curso, Josy Goldoni Lazarini.

Palestras aconteceram no anfiteatro da Secretaria de Educação nesta segunda-feira, 06/05

EVENTOS – As próximas atividades são: dia 16/05, das 13h às 16h, no Anfiteatro da Secretaria de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro dos Alemães), segunda turma de ACSs para capacitação; em 20/05, acontece palestra para cerca de 130 farmacêuticos e estudantes de farmácia com o tema Plano de condutas farmacêuticas frente à identificação dos PRMs e a interface com o médico. Além de uma ação contínua ao longo do mês em todas as Unidades Básicas de Saúde de Piracicaba voltada aos pacientes.

Informações e dicas para evitar problemas com o uso de medicamentos também estão disponíveis no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).