Novos equipamentos já foram instalados na UPA Vila Rezende

Comitiva da Secretaria de Saúde visitou na manhã de hoje, 06/05, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Rezende que iniciou na semana passada o processo de modernização total da unidade para atendimento à população. Formada pelo assessor de gestão em projetos de saúde, Marcelo Pinto de Carvalho – que representou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior –, o diretor do Núcleo Administrativo da SMS, Gustavo Laposta Aguiar, e o assessor de Desenvolvimento Organizacional, Hugo Nogueira Luz, o grupo conversou com servidores e população sobre as ações que acontecerão nas próximas semanas.

“É uma ação necessária, por isso pedimos a colaboração de todos, de servidores que estão passando pelo processo de capacitação no novo sistema e da população que passa a contar com um moderno programa de atendimento igual ao disponibilizado em grandes planos de saúde. Neste momento, devido ao processo de implantação pode ser que o atendimento seja um pouco mais lento, porém, nas próximas semanas tudo já estará mais ágil, assim como foram nas outras quatro unidades de urgência que já estão com novo modelo de operação ativo”, destacou Marcelo Carvalho.

Chamada dos pacientes para atendimento acontece por meio de painéis instalados na recepção da UPA

Desde o dia 02/05, quinta-feira passada, as ações para a informatização, modernização e digitalização do sistema municipal de Saúde chegou a UPA Vila Rezende por meio da implementação do novo software SISS Saúde já ligado às informações do cartão Pira Cidadão, que está substituindo o cartão azul do SUS municipal. A unidade também recebeu novos computadores e impressoras, painéis e totem para distribuição de senhas de triagem e atendimento médico.

Com a modernização da UPA Vila Rezende, todas as unidades de urgência e emergência da cidade já estão integradas com o novo sistema: já fizeram o processo de integração a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e as UPAs Vila Sônia e Vila Cristina, sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Mahatma Gandhi, a UPA e Anexo Piracicamirim.

A partir de agora, com esta implementação, o atendimento nas unidades será exclusivamente regido pela classificação de riscos baseado no Protocolo de Manchester – preconizado pelo Ministério da Saúde –, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul), onde a cor vermelha representa os casos mais graves e a azul, os mais leves e não prioritários. “Cerca de 80% dos atendimentos nas nossas UPAs são de pacientes com classificação de risco menos urgentes, ou seja, sem gravidade ou com risco de morte. Este novo sistema vem para priorizar o atendimento dos casos que realmente são prioritários e deixar claro à população que estes atendimentos serão atendidos de forma imediata e os casos menos graves deverão aguardar conforme preconizam os protocolos do Ministério da Saúde”, completou Marcelo de Carvalho.

Totem para retirada de senhas colabora com a organização e agilidade no atendimento

ALTERNATIVA – Para as pessoas que precisam de um atendimento mais rápido, porém apresentam sintomas leves – como os de síndrome gripal, por exemplo – a Prefeitura de Piracicaba já disponibiliza o atendimento via telemedicina, que oferta comodidade e segurança aos pacientes por meio de consultas online, assim, podendo cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera, por meio do cadastro no cartão Pira Cidadão.

A consulta pode ser realizada pelo site https://portal.piracicaba.sissonline.com.br/ – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados, 24h por dia. Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. Ao final da consulta, de forma digital, o paciente recebe atestado médico, receituário de medicação e os devidos encaminhamentos para exames (para realização na unidade de saúde em que está cadastrado).

PIRA CIDADÃO – A Prefeitura de Piracicaba lembra que, para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.