O bairro Jardim Primavera e moradores da região receberam no último sábado, 04/05, a 17ª edição do Pira nos Bairros, que aconteceu na Escola Municipal Professor Luis Claudio Alves. O programa realizou 1.399 atendimentos na escola, que também teve a entrega oficial da obra de manutenção e reforma feita na instituição. A ação é organizada pela Prefeitura de Piracicaba e reúne, em um único lugar, diversos serviços oferecidos pelo Executivo.

Prefeito Luciano Almeida, diretor da escola, Gregório Sanches, e o secretário de Educação, Bruno Roza com placa da reforma da EM Luis Claudio Alves

O prefeito Luciano Almeida participou da entrega oficial da obra de manutenção e reforma da Escola Municipal Luis Claudio Alves, e agradeceu o apoio de todos os presentes nas mudanças e melhorias realizadas na educação municipal durante esta gestão. Ao todo, 124 escolas da rede municipal passam por reforma. “Que todos aproveitem [a escola], isso aqui é de vocês, é pra vocês, e o futuro das nossas crianças já começou aqui agora com o trabalho que vocês fazem [na educação].”

Participaram ainda do 17º Pira nos Bairros os secretários Bruno Roza, da Educação; Andrea Ribeiro, de Habitação e Gestão Territorial; Euclidia Fioravante, de Assistência e Desenvolvimento Social; Jane Franco, de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes; Telma Trimer, de Finanças; Juliana Baccarin, chefe de Gabinete; Antônio Carlos Bonassi, diretor da Rádio Educativa; e vereadores.

Edição do Pira nos Bairros no Jardim Primavera teve vacinação de gripe com ampliação para pessoas acima de 6 meses

O secretário de Educação lembrou que a escola foi a primeira convertida ao período integral na cidade, que agora passou por reforma também. “O programa Pira nos Bairros tem esse objetivo: trazer a comunidade pra dentro das escolas, a escola viva e pulsante como gostamos de dizer. Esse espaço é da comunidade, é de vocês, e os serviços públicos precisam estar perto das pessoas, estar nos bairros e nas comunidades. E esse programa do governo do prefeito Luciano Almeida tem exatamente esse objetivo”, disse Bruno Roza.

“Eu gostaria de agradecer pelas melhorias que estão sendo feitas na escola, por tudo que chegou pra nós nesses últimos anos, desde material do sistema Poliedro, reforma das escolas, uniformes, graças ao trabalho dessa nova gestão, então o meu muito obrigado a vocês”, disse o diretor da escola, Gregório Sanches.

Louise, de 9 anos, segurando divulgação da campanha da Smads contra abuso e exploração infantil

“Em 17 edições atingimos 22.603 atendimentos, comprovando o sucesso e a importância do Pira nos Bairros, que tem como objetivo reunir em um único lugar, de forma simultânea e gratuita, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais, diretamente nos bairros, aos sábados, facilitando o acesso da população”, comemorou o assessor de Projetos e Planejamento da Secretaria de Governo, Alvaro Saviani.

ATENDIMENTOS – O Pira nos Bairros realizado no bairro Jardim Primavera teve o maior número de atendimentos entre as seis edições realizadas este ano, levando para a escola diversos serviços, como testes e exames de visão e glicemia, cadastro de currículos e vagas de emprego, vacinação, parcelamento de débitos, credenciamento para o transporte público e estacionamento para idosos, inscrições para habitação de interesse popular e cartão Pira Cidadão, além de atividades esportivas, culturais e de recreação.

Emanuela, de 9 anos, tomando a vacina contra a gripe da gripe

Nesta edição, um dos parceiros do programa, a Clínica de Olhos, fez o exame de catarata em pessoas acima de 60 anos – que eram encaminhadas para tratamento caso fosse detectada a doença – além dos testes de visão e avaliação de rotina. Ao todo, foram 46 atendimentos.

A Saúde levou para o bairro a vacinação contra a influenza (gripe) após ter ampliado o público para pessoas acima de 6 meses. Foram aplicadas 170 doses durante a ação. Emanuela Franco, de apenas 9 anos, foi sozinha tomar a vacina da gripe e recebeu elogios das enfermeiras pela coragem. “Não tenho medo”, garantiu, simulando a careta que faria caso a vacina doesse um pouco na hora da aplicação.

Padre Claudemir Rocha foi pra conhecer e conseguiu três serviços no Pira dos Bairros

O padre Claudemir Aparecido da Rocha, que está na paróquia do Jardim Primavera há pouco mais de dois anos, foi até a escola só para acompanhar o evento, mas acabou aproveitando pra fazer três serviços. “Nós ficamos meio distantes de tudo, então foi muito bom ter esses serviços no bairro, facilita muito a vida das pessoas. Eu vim só pra ver o evento, mas aí já fiz meu cartão Pira Cidadão, já tomei a vacina contra a gripe e vou em casa buscar minha cachorrinha pra vacinar agora.”

Amigos Rafael Deivid pegaram mudas no atendimento da Sema pra presentear as mães

No atendimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, os amigos Rafael Augusto da Cruz, de 11 anos, Deivid Lucas, de 9 anos, aproveitaram a distribuição de mudas de hortaliças e pegaram duas pra dar de presente para as mães deles. “A gente mora aqui no bairro e viemos [na ação] com minha mãe. Vamos dar o presente pra elas”, comentou Rafael.

Karolaine Silva estava acompanhando a mãe no Pira nos Bairros e aproveitou para pegar três livros que estavam sendo doados na escola para levar para o sobrinho. “Ele lê cada livro gigante, tem 10 anos. Ele já leu três no mês passado e estou levando mais esses três”, comentou orgulhosa. Ela também aproveitou o setor do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) para fazer o currículo dela.

Atendimento do CAT com formulação de currículos para moradores