Na imagem, à frente, os palestrantes falam sobre os serviços públicos aos usuários do Cras
Dr. Marcelo Carvalho, a secretária Euclidia Fioravante, a psicóloga do Cras, Carmem Lúcia e a coordenadora Noemi Lopes explicam sobre os serviços públicos

Usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Sônia participaram na manhã de hoje, dia 06/05, de Acolhida em comemoração aos 15 anos de atuação do serviço no território. A atividade, realizada sempre às segundas-feiras, contou com o fortalecimento de informações sobre os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Secretaria de Saúde.

Na atividade, onde participaram mais de 30 pessoas de bairros como Jardim Maria Cláudia, Parque Piracicaba, Balbo, Boa Esperança, IAA, Santa Terezinha, Vem Viver, entre outros, a coordenadora do Cras, Noemi Lopes fez uma reflexão sobre o papel do serviço e de que forma a sua oferta no território impactou a vida de pessoas e famílias ao longo de 15 anos. “Muitas famílias foram ou são atendidas aqui, por meio de ações preventivas que trabalham o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de ampliar e garantir o acesso aos direitos de cidadania”, explicou.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, também esteve presente e falou sobre a possibilidade de ofertar aos moradores do território, o acesso facilitado para o cadastramento no Cartão Pira Cidadão, a partir do atendimento descentralizado nos Cras. “Além de cadastramento, quando tiverem alguma dificuldade de acesso às informações dos serviços públicos, a consulta pode ser feita nas unidades de Cras para evitar o deslocamento”, disse.

Outro programa citado foi a Zeladoria Comunitária, que viabiliza a cooperação entre Administração Pública e Associações de Bairro ou Moradores regularizadas para manter serviços de zeladoria (poda de árvores, manutenções estruturais em geral, tapa-buraco, manutenção de parques e equipamentos públicos, jardinagem e paisagismo) em regiões afastadas da área urbana do município, como já vem acontecendo em Artemis, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho e será ampliado, totalizando 14 regiões.

O subsecretário da Saúde, Marcelo Carvalho, esteve presente e apresentou informações sobre os serviços de saúde e as formas de acesso, como o serviço de Telemedicina gratuita, onde os pacientes do SUS, com cadastro no Cartão Pira Cidadão podem realizar consultas de baixa complexidade, por meio de celular ou computador. “Além disso, a Saúde ampliou as ações do Programa Zera Fila, com a oferta de procedimentos oftalmológicos por meio da ação Pira+Visão Mutirão de Catarata que segue até o mês de julho”.

Durante o mês de maio, sempre às segundas-feiras, as Acolhidas no Cras Vila Sônia serão realizadas em parceria com outros serviços, como a Apaspi (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba) que esteve no período da tarde de hoje; a equipe Volante e Programa Criança Feliz no dia 13/05; Auma (Associação de Autistas) e equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no dia 20/05 e para fechar a programação, Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), no dia 27/05.