O Bloco do Bagaço, formado por sambistas e pagodeiros de Piracicaba, é o terceiro grupo selecionado no Chamamento Público Para Blocos Carnavalescos a participar da folia deste ano na cidade. A festa acontece amanhã, sexta-feira, 17/02, na Praça da Boyes, Centro. A concentração será às 17h e o samba começa às 18h, com previsão de durar até as 22h. O Carnaval 2023 de Piracicaba, que este ano faz um tributo ao carnavalesco piracicabano Roberto Crivellari, falecido em 2022, é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural).

Bloco do Bagaço, que estreia no Carnaval de rua de Piracicaba, reune sambistas e pagodeiros | Foto: Divulgação

O Bloco do Bagaço é inspirado no Bagaço da Laranja, grupo que tem a música de Zeca Pagodinho como destaque no repertório, e estreia no carnaval piracicabano trazendo a mesma energia e proposta, que é fazer um samba divertido, descontraído, agregador e sem preconceitos.

Um dos idealizadores, o músico Plínio PB, explica como será a dinâmica da apresentação na Praça da Boyes.

“O bloco nasceu da roda de samba Bagaço da Laranja, uma reunião de amigos que tocam na cidade, algo que começamos a fazer de forma espontânea, sem ensaios, tocando diversas vertentes do samba e do pagode. O projeto agradou os amigos e cresceu, hoje vamos levar esta proposta à praça da Boyes, numa roda de samba aberta, que aceita interação de músicos que estejam por lá”.

Na animação nesta sexta, o Bloco do Bagaço promete um Carnaval com Bagaço da Laranja (Zeca Pagodinho), Brilho no Olhar (Reinaldo), Água de Chuva no Mar (Beth Carvalho), passando por Tradição (Geraldo Filme), Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa), O Bêbado e a Equilibrista (Elis Regina) e chegando até os pagodes mais atuais, como Cheia de Manias (Raça Negra), Falta Você (Thiaguinho), Fã de Carteirinha (Pixote).

MAIS BLOCOS – Mais cinco blocos ainda participam do Carnaval 2023 de Piracicaba – Roberto Crivellari até a terça-feira, 21/01.

Dois blocos fazem a folia no sábado de Carnaval, 18/02. Às 12h30 acontece o cortejo do Mete Marcha, que se concentra em frente ao portal do Engenho Central, na avenida Dr. Maurice Allain, 454, e segue com marchinhas de carnaval até o Chafariz no Parque do Mirante. Também tem o desfile do tradicional Cordão do Mestre Ambrósio, que faz concentração às 16h, na Praça da Boyes para, às 17h, seguir em festa até o largo dos Pescadores.

O Bloco Pira Pirou sai no domingo, 19/02. A concentração será às 15h na Praça José Bonifácio, no Centro, seguindo em cortejo a partir das 17h até o largo dos Pescadores. Na segunda-feira, 20/2, a animação fica por conta do Bloco do Amor. A concentração será às 18h, na Praça da Boyes, para em seguida sair em cortejo até o largo dos Pescadores.

O último bloco do Carnaval 2023 de Piracicaba sai na terça-feira, 21/02: é o Bloco da Ema, o mais antigo em atividade da cidade, com 18 anos. Concentra às 15h em frente ao Espaço da Ema, na rua Moraes de Barros, 176, Centro, seguindo em cortejo até o largo dos Pescadores.

MATINÊ NO ENGENHO CENTRAL – A Matinê de Carnaval 2023 de Piracicaba acontece no domingo, 19/02, no Parque do Engenho Central, a parti das 15h (abertura do espaço), com shows das bandas Maracangalha e Thelma Sturion no palco externo do Teatro do Engenho. O evento ainda terá Espaço Kids, montado no Armazém 9, com cama elástica, brinquedos infláveis e atividades de lazer e recreação voltadas ao público infantil, além de food trucks. A entrada para a matinê é gratuita e livre para todos os públicos.

APOIO – O desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2023 tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões. Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba.

A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) acompanhará os desfiles com viatura para orientar o trânsito, assim como a PM (Polícia Militar) de Piracicaba e Guarda Civil Municipal de Piracicaba, esta que acompanhará os eventos com viaturas e motos.

HOMENAGEM – Os blocos carnavalescos em Piracicaba deste ano homenageiam Roberto Crivellari, grande entusiasta do Carnaval de rua na cidade e que faleceu em junho de 2022, aos 67 anos. Por mais de 30 anos ele dialogou com lideranças carnavalescas de outras cidades e estados, além de participar ativamente de atividades relacionadas à festa em Piracicaba. Como homenagem, Crivellari será lembrado em todos os desfiles de blocos carnavalescos. Além disso, a família de Crivellari receberá uma homenagem durante a matinê no Engenho Central, no domingo, 19/02.