A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), realiza no sábado do dia 25/2, às 10h, o segundo encontro do Clube de Leitura: Bibliodiversidade, que reúne amantes da leitura para comentar e trocar impressões sobre uma mesma obra, pré-definida pela direção da instituição. Na edição do mês de fevereiro, a obra escolhida é Macunaíma, uma obra clássica do modernista Mário de Andrade.

Biblioteca Municipal conta com 10 exemplares de Macunaíma para empréstimo

O segundo encontro terá a mediação do funcionário da biblioteca Elcio Queiroz Couto, auxiliar de biblioteca e com formação na área de letras. As vagas são limitadas. Para participar do Clube de Leitura, explica Melysse Martim, diretora da Biblioteca, a pessoa deve ir até a instituição (rua Saldanha Marinho, 333) e realizar o empréstimo do livro. A Biblioteca Municipal conta com 10 exemplares de Macunaíma.

Macunaíma foi escolhida como tema do 2º Clube da Leitura como referência ao Dia Internacional da Língua Materna, comemorado em 21 de fevereiro.

A obra narra a jornada do índio Macunaíma, que parte da Floresta Amazônica para São Paulo, em uma busca para recuperar a muiraquitã, importante artefato de sua tribo. Mesclando elementos de cultura, mitologia e folclore populares, Mário de Andrade constrói Macunaíma, um anti-herói multifacetado e de muitos caracteres, como uma representação do povo brasileiro.

Ao satirizar o beletrismo, recorrer ao coloquialismo, desafiar convenções gramaticais e incorporar elementos linguísticos indígenas e afro-brasileiros, a obra aponta a natureza diversificada da língua.

A obra Macunaíma, escrita em 1927 por Mário de Andrade e publicada em 1928, pertence ao movimento literário Modernismo, impulsionado em 1922, durante a Semana de Arte Moderna, que ocorreu de 13 a 17 de fevereiro. Mário de Andrade foi um dos destaques, pois foi um dos organizadores do evento e membro do chamado Grupo dos Cinco, que também contava com Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia.

A diretora da Biblioteca ainda ressalta que, caso alguém queira participar do encontro e já tenha lido a obra ou a possua, basta se inscrever entrando em contato com a biblioteca presencialmente ou pelo WhatsApp (19) 3433-3674.

Melysse também ressalta que a bibliodiversidade é proposta neste projeto em Piracicaba para democratizar a informação de forma equitativa, com respeito à diversidade e socialização, ampliando e facilitando o acesso à cultura, buscando escolher livros a cada mês relacionados a datas importantes e comemorativas no mês em questão.

SERVIÇO – Clube de Leitura: Bibliodiversidade, com a obra Macunaíma. Sábado, 25/02, às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Participação gratuita mediante inscrição. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Inscrições e mais informações: (19) 3433-3674.