Portal do Município de Piracicaba

Aos 59 anos, moradora aproveita primeiro dia de vacinação contra dengue para população geral

Imunização está disponível para pessoas com 59 anos e trabalhadores da saúde nas unidades de saúde do município

Por CCS / Publicado em 07/05/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.

Lúcia Cella está contando os dias para completar 60 anos em setembro, mas, neste momento, ter 59 virou vantagem. Ela faz parte da primeira faixa etária liberada para receber a vacina contra a dengue em dose única na população geral e não perdeu tempo: aproveitou a ida à UBS Caxambu para acompanhar a mãe e já saiu imunizada.

A imagem mostra uma cena de vacinação em um ambiente clínico ou de saúde. No centro da imagem, uma profissional de saúde está aplicando uma vacina no braço de uma paciente. A paciente, uma mulher de meia-idade com cabelo preso e óculos escuros na cabeça, usa uma blusa escura sem mangas com estampa clara. A profissional de saúde veste um colete branco sobre uma camisa xadrez vermelha e preta e usa óculos. O ambiente é bem iluminado, com paredes decoradas com murais coloridos e desenhos animados, que dão um ar acolhedor e possivelmente indicam que o local atende crianças e famílias. Na parede ao fundo, há algumas palavras parcialmente visíveis, possivelmente relacionadas à medicina ou vacinação. À esquerda da paciente, há uma geladeira branca com adesivos de desenhos animados, e sobre a bancada ao fundo, vários materiais médicos organizados, como seringas, algodão e caixas térmicas para conservar vacinas. O cenário transmite a ideia de um posto de saúde ou clínica pública, com um ambiente limpo, organizado e amigável para a vacinação. A interação entre a profissional e a paciente é o foco principal da imagem, destacando a importância da imunização.
Lucia Cella recebe a vacina contra a dengue aplicada por Rosiane Rocha na UBS Caxambu

“Meu irmão teve dengue e sofreu bastante. Com a vacina, me sinto mais segura. Apesar de fazer tudo para não acumular água em casa, pode ser que em outros locais a situação seja diferente”, contou.

A vacinação está liberada para pessoas de 59 anos e também para trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos públicos e privados. A ampliação dos grupos faz parte da estratégia da Secretaria Estadual de Saúde para reforçar a proteção da população mais vulnerável.

Em Piracicaba, as doses estão disponíveis nas unidades de PSF e UBS — com exceção da UBS Paulista — de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Também há aplicação em horário estendido, das 17h às 20h, nas unidades Centro (avenida França, 227); Novo Horizonte (rua Moacyr Martins, 255); Caxambu (rua Engenheiro Agrônomo Romano Coury, 513); Vila Rezende (rua Santo Estevão, 394) e Balbo (rua Palmital, s/n).

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única com proteção contra os quatro sorotipos da dengue.

De 2024 até agora, Piracicaba aplicou 18.859 doses do imunizante, considerando tanto as vacinas destinadas a adolescentes quanto as do Butantan.

Os números da doença mostram uma redução importante no município. Até 5 de maio deste ano, foram registrados 50 casos de dengue, sem óbitos. No mesmo período de 2025, haviam sido contabilizados 4.125 casos e três mortes. Já em 2024, o município registrou 17.851 casos e dez óbitos.

SEGURANÇA E EFICÁCIA – O imunizante apresentou segurança e eficácia tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas sem contato prévio com o vírus. As reações mais comuns são leves ou moderadas, como dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga.
A Secretaria Estadual de Saúde orienta que, neste momento, a vacina contra a dengue não seja aplicada simultaneamente com outros imunizantes. Vacinas inativadas podem ser feitas após intervalo mínimo de 24 horas. Já vacinas atenuadas devem respeitar intervalo de 30 dias.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.