Os cerca de 100 alunos do curso pré-vestibular gratuito da Prefeitura de Piracicaba chegaram numa etapa crucial deste ano de estudo: os exames vestibulares. De acordo com a Coordenação do Semi-extensivo Municipal (SEM), os resultados estão sendo positivos, com alunos garantindo vagas em várias universidades.

O aluno Gilmar de Oliveira foi classificado em quarto lugar no vestibular da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) para o curso de Administração. A conquista lhe rendeu uma bolsa integral de estudos. Outros 10 alunos também obtiveram boa classificação no vestibular da EEP.

Segundo Maria Reilza Barreira, coordenadora do SEM e funcionária da Secretaria Municipal de Educação, dos 100 alunos do cursinho, 30% garantiram vagas em vestibulares da Unip, Unisal, Unar, Fam, 1ª fase da Fuvest, 1ª fase da Unicamp e Unesp.

A coordenadora comenta que os alunos, em sua maioria são carentes e cursam o último ano do Ensino Médio. As aulas tiveram início em agosto, sendo que os professores são efetivos da Rede Estadual de Ensino e também trazem no currículo experiência em escolas particulares. Todos são voluntários, recebendo apenas ajuda de custo para o transporte.

O cursinho conta com o apoio em instituições de respeito, como a Diretoria de Ensino, Colégio Anglo de Ensino, Fundação Municipal de Ensino, Coordenadoria da Juventude e Escola Sud Mennucci.