Nos dias 29 e 30/07 foi realizado o 1º Congresso Nacional de Artes Cristãs de 2022, no Engenho Central, totalizando 739 inscrições de cinco diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais. Foram dois dias de eventos gratuitos a toda população, reunindo artistas dos mais variados segmentos artísticos, incluindo palestras do gênero como A Arte que Habita em Cada um de Nós, ministrada pelo professor Cícero Edno da Silva.

Somente no dia 30, das 8h às 18h, houve 32 oficinas práticas e teóricas de dança, teatro, circo, arte acrobática, música, canto e artes visuais. Ao todo cerca de 3.000 artistas do Brasil e da América Latina já passaram pelo CNAC, que realizou a 11ª edição.

Ao todo cerca de três mil artistas do Brasil e da América Latina já passaram pelo CNAC

No sábado à noite aconteceu uma mostra levando a arte e a cultura como forma de engajamento social e cultural para cidade. Participaram 20 grupos de diversos municípios, entre eles Limeira, São Paulo, Osasco, Francisco Morato, Rio Claro, Ribeirão Preto, Araraquara, Assis, Rio de Janeiro, Sumaré, Nova Odessa, Piracicaba, Sorocaba, Americana, Votorantim, entre outros.

Somente no dia 30 houve 32 oficinas práticas e teóricas

Realizado nas capitais de São Paulo e no Rio de Janeiro, além das cidades de Americana e Piracicaba (em 2019 e 2022), o CNAC tem por objetivo levar aos congressistas o aprimoramento e capacitação de cada área específica, com as oficinas "trazendo para o evento especialistas no assunto de várias localidades brasileiras para desenvolver novas tendências, técnicas e novidades", explica Vivian Lazzerini, diretora e organizadora do evento.

A realização contou com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e do Hotel Nacional Inn/ Lenny Figurinos/ Ana Pavão/Chandy Lilás artesania/ Nanah D´Luise/ Studio fotográfico/Regar (Rede Global de Artes).