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Carta de serviços – Secretaria Municipal de Finanças (Semfi)

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS (SEMFI)

1. Informações/Orientações tributárias e consulta de débito

Objeto:Orientações quanto à ISS, ITBI, Taxas de Poder de Polícia, Taxas de Publicidade, Taxas de horário Especial e outras informações.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Comparecimento no Térreo 2 ou através dos telefones (19) 3403-1106 e 3403-1104 e e-mail fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Dias e horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço:Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no Térreo 2 ou 4º andar ou pelo SIP156

2.  Inscrição Municipal de Pessoa Física ou Reativação de Inscrição

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação

Documentação:

–  Formulário de abertura de inscrição;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Cópia da última alteração do contrato social registrado na JUCESP;

– Declaração de Imposto de Renda – IR;

– Cópia do registro em órgão de classe;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Contato: (19) 3403-1105 /3403-1102

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

3. Cancelamento de Inscrição Mobiliária

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Cópia do Distrato Social quando pessoa jurídica;

– Certidão de Baixa do CNPJ;

– Certidão de Baixa da JUCESP;

– Comprovante de alteração de endereço;

– Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (para profissionais autônomos);

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Contato: (19) 3403-1106/ 3403-1104 /fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

4. Revisão/Atualização cadastral de Profissionais Autônomos, MEI’s ou Empresas –

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento de alteração cadastral;

– CPF e RG ou CNH;

– Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1105 e 3403-1102

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

5.  Reclassificação Fiscal –

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Cópia da última alteração do contrato social registrado na JUCESP;

– Cópia do Cartão do CNPJ;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

6. Revisão de Lançamento – Mobiliário – Cancelamento/Revisão de Taxas de débitos gerados pelos carnês

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

–  Requerimento;

–  CPF e RG ou CNH;

–  Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 / fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156 .

7. Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Emissão via Sistema Simpliss através do link 

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 /fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

8. Cancelamento de Notas Fiscais de Prestação de Serviços

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação via Sistema Simpliss através do link ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Carta de Anuência do Tomador de Serviços;

– Nota Fiscal Substitutiva;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

9. Emissão de Guia de ITBI

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Comparecimento no Térreo 2 munido da documentação ou solicitar através do e-mail: itbi@piracicaba.sp.gov.br 

Documentação:

– CPF e RG ou CNH;

– Contrato de Financiamento Bancário ou Escritura Pública;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1104/3403-1106

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

10. Cancelamento de Guias de ITBI

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Comparecimento no Térreo 2 munido da documentação

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Guia a ser cancelada;

– Guia substitutiva;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa n° 2233 

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

11. Parcelamento de ITBI

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

– Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

– 2º via/ atualização de guia de parcelamento: emissão online clicando aqui

Documentação:

– Requerimento de parcelamento

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Contrato de Financiamento Bancário ou Escritura Pública;

– Guia original de recolhimento do ITBI;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1107/itbi@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

12. Isenção/ Imunidade/ Não-incidência de ITBI

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Cópia do Contrato Social registrado na JUCESP (integralização de capital);

– Cópia do Estatuto Social (imunidade/não-incidência);

– Cópia da Decisão Judicial (extinção de condomínio/usucapião);

– Cópia do Termo de Arrematação ou Adjudicação;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1107/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP 156

13. Emissão de Guia do ISS Construção Civil para retirada do Visto de Conclusão de Obras

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Após encerramento das etapas pertinentes à Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial, a guia emitida poderá ser acessada de modo online clicando aqui ou retirada no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– CPF e RG;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.

Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1107

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

14. Emissão de ISS Autônomo

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Emissão online clicando aqui 

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 ou fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

15. Emissão de Guias de ISS Eletrônico

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Emissão via Sistema Simpliss através do link

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

16. Cancelamento de Guias de ISS

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação via Sistema Simpliss ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Guia a ser cancelada;

– Guia substitutiva;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

17. Isenção de ISS

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Contrato de prestação dos serviços tomados;

– Notas fiscais de serviços tomados;

Observação: Os pedidos deverão ser feitos mensalmente pelas empresas, até o 10º dia útil do mês. 

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

18. Remissão Mobiliária – Dívida de ISS de Profissionais Autônomos ou Empresas

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Relação de consulta de débitos;

– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

19. Baixa de Pagamentos

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Comprovante de Pagamento;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Contato: (19) 3403-1128/3403-1126

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 2º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

20. Restituição de Importância Paga Indevidamente ou Maior – Mobiliária

Objeto:Restituição de valores de ISS, ITBI, Taxas de Poder de Polícia, Taxas de Publicidade e Taxas de horário Especial. 

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento de restituição;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Comprovantes originais de pagamento;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1103/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

21. Compensação de valor a restituir – Mobiliário

Objeto: Compensação de débitos em abertos de ISS, ITBI, Taxas de Poder de Polícia, Taxas de Publicidade e Taxas de horário Especial. 

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Requerimento;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;

– Comprovantes originais de pagamento;

– Relação de consulta de débitos;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156

22. Confissão de Dívidas

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

– Formulário discriminando as dívidas em aberto com as respectivas competências;

– CPF e RG ou CNH;

– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos pessoais de ambas as partes;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 /fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

23. Recursos Administrativos Tributários – 1º Instância

Objeto: Conforme o direito constitucionalmente assegurado de peticionar, o contribuinte poderá apresentar recurso administrativo/impugnação sempre que não concordar com a informação fiscal do processo.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.

Documentação:

–  Requerimento;

–  CPF e RG ou CNH;

–  Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos pessoais de ambas as partes;

–  Contrato Social;

–  Comprovante de Inscrição do CNPJ;

–  Documentos diversos que o contribuinte julgar necessário para justificar o recurso;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233 

Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156

24. Recursos Administrativos Tributários – 2º Instância

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte.

Observação: Para acompanhamento do processo, acesse: Conselho de Contribuintes

Documentação:

–  CPF e RG (cópia simples).

–  Se pessoa Jurídica, apresentar cópia do Contrato Social da Empresa;

–  Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1344

Sugestões e Reclamações: Pelo 156 através do link SIP156

25. Cadastramento/Recadastramento e Atualização Cadastral de Imóveis

Objeto: Cadastramento de Imóvel Rural para Urbano; Cadastramento de Imóveis ainda não cadastrados junto ao Município; Cadastramento de Imóveis oriundo de Decisão em Julgado de Usucapião; Revisão e atualização de cadastros;

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendrive.

Documentação:

–  Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração)

–  Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica;

–  Cópia documento pessoal;

–  Matrícula/Transcrição do imóvel (data máxima 06 meses);

–  Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários

Para cadastramento de imóveis oriundos de usucapião, apresentar também:

–  Cópia da capa do IPTU (se houver de imóvel anterior)

–  Cópia da planta/Levantamento constante do processo judicial com devida ART

–  Cópia do memorial descritivo constante do processo judicial;

–  Cópia da sentença e do mandado judicial

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1190/3403-1192 /cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156

26. Informação Cadastral Imobiliária

Objeto: Localização do Imóvel; Planta de Quadra Cadastral; Planta de Loteamento (somente presencial); Localização de Estradas e Vias Públicas; Número de Leis/Decretos de Denominações de vias públicas e estradas municipais; Visualização de imagem aérea

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acesso através do Portal de Geoprocessamento Corporativo ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendirve;

Documentação: 

–  Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração);

–  Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica;

–  Cópia documento pessoal;

–  Matrícula/Transcrição do imóvel (data máxima 06 meses);

–  Planta/Levantamento demonstrando a área construída existente;

–  Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários (Ex: memorial descritivo, ART, etc.)

Dias e horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1190/3403-1192/cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156

27. Atualização (Desdobro \ Desmembramento \Unificação)

Objeto: Atualização de parcela territorial em Mapa e em Carnê de IPTU devido à realização em Cartório de procedimento de Desdobro, Desmembramento ou Unificação de Matrículas/ Transcrições de Imóveis.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendrive.

Documentação:

–  Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração);

–  Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica

–  Cópia documento pessoal

–  Matrícula/Transcrição dos imóveis envolvidos (data máxima 06 meses)

–  Planta/Levantamento demonstrando a área construída existente;

–  Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários (Ex: Planta/Levantamento, memorial descritivo, ART, etc.)

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1190/3403-1192/cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156

28. Certidão Municipal Imobiliária Cartorária

Objeto: Certidão de Identificação Cadastral e Tributária, Denominação de Via Pública; Ruas que circundam a Quadra do Imóvel; Abairramento; Perímetro Urbano; Limite de Município; Desapropriação.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendrive.

Documentação:

–  Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração); Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica

–  Cópia documento pessoal

–  Matrícula/Transcrição do imóvel (data máxima 06 meses);

–  Planta/Levantamento demonstrando a área construída existente;

–  Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários (Ex: Planta/Levantamento, memorial descritivo, ART, etc.)

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1190/3403-1192/cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156

29. 2º Via de IPTU

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

–  2º via de IPTU do ano corrente, clique aqui.

–  2º via de IPTU de anos anteriores: Comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte ou comparecimento no Poupatempo Estadual (Praça José Bonifácio).

Documentação:

–  Documentos pessoais do titular do imóvel: RG e CPF ou CNH

–  Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos pessoais de ambas as partes.

Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

30. Remissão Imobiliária (IPTU) – Pedidos de até 5 anos retroativos

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:  O imóvel deve estar em utilização como moradia e ser o único imóvel familiar.  A renda familiar deve ser de até dois salários-mínimos.  Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação:

–  Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário;

–  Matrícula (não precisa ser atualizada);

–  Comprovante de residência dos últimos 3 meses em nome do proprietário;

–  Comprovante de renda em nome de todos os proprietários referente ao período que está solicitando a remissão até o máximo de 5 anos;

–  Cópia da carteira de trabalho em branco quando alegar não possuir registro (páginas da foto, da identificação, do último registro ou da primeira página do registro em branco);

–  Declaração de próprio punho relatando como sobreviveu no período solicitado, quando não conseguir comprovar renda.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

31. Desmembramento de carnê de IPTU 

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;

–  Carnê ou Espelho do Carnê de IPTU;

–  Cópia das matrículas (de todas as matrículas envolvidas no desmembramento).

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP 156

32. Certidão de Homonímia Imobiliária

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário; CPF e RG (cópia simples);

–  Consulta de débitos.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

33. Desconto de IPTU (Aposentado\Pensionista) 

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:  Imóvel com até 70m² de área construída (caso o cadastro técnico verifique por foto aérea metragem maior que 70m², será indeferido); Renda familiar de até dois salários-mínimos; Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Observação: As renovações do desconto devem ser realizadas até o final do mês de outubro para que seja válido no ano subsequente.

Documentação:

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;

–  Comprovante do INSS da condição de aposentado ou pensionista;

–  Certidões do 1º e 2º cartório de registro de imóveis, provando ter somente um imóvel (para primeira solicitação);

Para Renovação:

–  Declaração Própria;

–  Espelho do IPTU;

–  CPF e RG (cópia simples);

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

34. Remissão\Isenção de IPTU para deficientes

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:   Possuir um único imóvel e residir no mesmo; Imóvel sob titularidade do deficiente;

Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Observação: Renovação do pedido deve ser feita até o final do mês de outubro. 

Documentação:

–  Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário; Carnê original do ano corrente ou espelho deste;

Cópia da matrícula dos últimos 6 meses;

–  Cópia dos comprovantes de renda (2 salários);

–  Laudo\Atestado médico;

–  Comprovante de residência dos últimos 3 meses;

–  Carteira de trabalho com foto.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Comparecimento no Térreo 2 ou pelo SIP156

35. Imunidade/Isenção de IPTU – Novos pedidos e renovação anual.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:  Entidades com matrícula em seu nome poderão dar entrada no pedido a qualquer momento. No caso de imóveis locados, a entrada do pedido deverá ser realizada até o final do mês de abril. 

Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Observação: Esta solicitação deve ser refeita anualmente. 

Documentação:

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;

–  Ata ou estatuto;

–  Matrícula atualizada (cópia simples e completa) dos últimos 6 meses;

–  Contrato de locação (quando for o caso);

–  Carnê ou Espelho do IPTU;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

36. Isenção da Taxa de Serviços Públicos – GARAGEM 

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóveis que se encaixem nessa categoria; 

Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Observação: As solicitações deverão ser realizadas até o vencimento da última parcela do IPTU do exercício corrente. Não serão realizadas restituições referentes aos valores pagos em anos anteriores. A isenção de dará a partir do ano seguinte ao da compra.

Documentação:

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;

–  Carnê de IPTU da garagem ou Espelho deste;

–  Matrícula atualizada de 6 meses (cópia simples e completa) da garagem;

–  Matrícula do apartamento (cópia simples e completa) dos últimos 6 meses;

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

37. Desconto de IPTU – Horta

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóveis que se encaixem nessa categoria;

As renovações deverão ser solicitadas anualmente até 30 de abril do ano que ocorrer o lançamento do IPTU, para remissão do carnê.

Solicitação anual a ser efetuada até o dia 30 de abril de modo online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação:

–  Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Matrícula atualizada de até 6 meses;

–  Carnê de IPTU ou Espelho do Ano Vigente;

–  CPF e RG (cópia simples);

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

38. Isenção de IPTU para imóveis tombados 

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:  Possuir imóveis que se encaixem nessa categoria. Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Consulta de débitos (Se abertura for presencialmente/por Ofício);

–  Matrícula atualizada (aceita até 2 anos);

– Carnê de IPTU original ou Espelho deste.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

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Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

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39. Não Incidência de IPTU – Imóvel Rural

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: A solicitação para imóveis que se encaixem nessa categoria pode ser realizada em qualquer época do ano. As renovações deverão ser solicitadas anualmente até 30 de abril do ano que ocorrer o lançamento do IPTU.

Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;

–  Matrícula Atualizada dos últimos 12 meses;

–  Carne original ou Espelho deste;

–  Notas fiscais da comercialização do ano corrente ou do ano anterior;

–  CADESP (Ficha de Inscrição Cadastral de Produtor Rural;

–  ITR–DIAC; ITR-DIAT;

–  CCIR – Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (regularmente válida e vigente);

–  CAR – Cadastro Ambiental Rural;

–  Planta Planimétrica especificando a área destinada a produção com a respectiva ART – Anotação de Responsabilidade Técnica recolhida;

No caso de Produção Pecuária, apresentar também:

–  Declaração de Vacinação Obrigatória (aftosa);

–  GTA Guia de Transporte Animal) da Nota emitida;

– Demonstrativo de Movimentação de Gado;

–  Autorização para Produção Pecuária, emitida pela Prefeitura;

–  Outros documentos necessários à comprovação da efetiva exploração.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

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Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

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40. Desconto de IPTU – Área de Preservação Permanente, Maciço Florestal e Non Aedificandi

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóvel que se encaixe nessa categoria. Solicitar anualmente até 31 de dezembro do exercício anterior ao pleiteado. 

Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Matrícula (cópia simples) atualizada de 06 meses;

–  Planta Planimétrica com a respectiva ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;

–  Croqui da localização;

–  Fotos da área da solicitação;

–  Para renovar: Requerimento + identificação do imóvel (juntar no processo já existente).

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

41. Restituição de Importância Paga Indevidamente ou Maior – Imobiliária

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;

–  Carnê ou Espelho do IPTU;

–  Comprovantes originais de pagamento;

–  CPF e RG (cópia simples).

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

42. Compensação de valor a restituir – Imobiliário

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal; Requerimento de restituição;

–   Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;

–   Carnê ou Espelho do IPTU;

–   Comprovantes originais de pagamento;

–   CPF e RG (cópia simples).

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou peloSIP156

43. Revisão de Lançamento – Imobiliário

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação:

Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;

–  Carnê ou Espelho do IPTU;

–  Matrícula dos Imóveis dos últimos 6 meses;

–  Comprovantes originais de pagamento;

–  CPF e RG (cópia simples);

–  Se possível, Planta e Memorial Descritivo do Imóvel Georreferenciado.

Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

44. Certidão de Valor Venal

–  Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Certidão de Valor Venal do ano corrente, clique aqui

–  Certidão de Valor Venal de anos anteriores: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação: Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal; 

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

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45. Transferência de Imóvel

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação:

–  Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–   Se Pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;

–   Carnê ou Espelho do IPTU;

–   Matrícula dos Imóveis dos últimos 6 meses;

–   CPF e RG (cópia simples);

Dias e horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

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46. Atualização de Endereço de Correspondência

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação

–  Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  CPF e RG (cópia simples);

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156

47. Certidão Negativa de Débitos (CND)

Objeto: Para fins de levantamento de débitos, cadastro, inventário, compra e venda, licitação, financiamento, judiciais, escritura.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acesse aqui ou compareça no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

Documentação:  CPF e/ou CNPJ – Inscrição do imóvel

Tempo de entrega:10 dias

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1350/dividaativa@piracicaba.sp.gov.br

Sugestões e Reclamações:Pelo SIP156

48. Restituição de Importância Paga Indevidamente ou Maior – Dívida Ativa

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte 

Documentação:

–  Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;

–  Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;

–  Comprovantes originais de pagamento;

–  CPF e RG (cópia simples).

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1350/dividaativa@piracicaba.sp.gov.br 

Sugestões e Reclamações: Pelo SIP156

49. Parcelamento de Débitos em Dívida Ativa

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

–  Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte

–  2º via/ atualização de guia de parcelamento: emissão online clicando aqui

Observação: No momento não está disponível a consulta/simulação parcelamento de débitos online, haja vista a transição do sistema tributário e adequação as mudanças da LGPD (Lei Geral de Proteção Dados).

Documentação:

–  CPF e RG (cópia simples).

–  Se pessoa Jurídica, apresentar cópia do Contrato Social da Empresa;

–  Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233

Contato: (19) 3403-1351/3403-1137 dividaativa@piracicaba.sp.gov.br

Dúvidas parcelamento – Sem Papel: (19) 3403-1132

Sugestões e Reclamações: Através dos telefones (19) 3403-1351 ou 3403-1137 ou pelo SIP156