SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS (SEMFI)
1. Informações/Orientações tributárias e consulta de débito
Objeto:Orientações quanto à ISS, ITBI, Taxas de Poder de Polícia, Taxas de Publicidade, Taxas de horário Especial e outras informações.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Comparecimento no Térreo 2 ou através dos telefones (19) 3403-1106 e 3403-1104 e e-mail fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Dias e horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço:Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no Térreo 2 ou 4º andar ou pelo SIP156
2. Inscrição Municipal de Pessoa Física ou Reativação de Inscrição
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação
Documentação:
– Formulário de abertura de inscrição;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Cópia da última alteração do contrato social registrado na JUCESP;
– Declaração de Imposto de Renda – IR;
– Cópia do registro em órgão de classe;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1105 /3403-1102
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
3. Cancelamento de Inscrição Mobiliária
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Cópia do Distrato Social quando pessoa jurídica;
– Certidão de Baixa do CNPJ;
– Certidão de Baixa da JUCESP;
– Comprovante de alteração de endereço;
– Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (para profissionais autônomos);
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/ 3403-1104 /fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
4. Revisão/Atualização cadastral de Profissionais Autônomos, MEI’s ou Empresas –
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento de alteração cadastral;
– CPF e RG ou CNH;
– Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1105 e 3403-1102
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
5. Reclassificação Fiscal –
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Cópia da última alteração do contrato social registrado na JUCESP;
– Cópia do Cartão do CNPJ;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
6. Revisão de Lançamento – Mobiliário – Cancelamento/Revisão de Taxas de débitos gerados pelos carnês
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 / fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156 .
7. Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Emissão via Sistema Simpliss através do link
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 /fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
8. Cancelamento de Notas Fiscais de Prestação de Serviços
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação via Sistema Simpliss através do link ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Carta de Anuência do Tomador de Serviços;
– Nota Fiscal Substitutiva;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
9. Emissão de Guia de ITBI
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Comparecimento no Térreo 2 munido da documentação ou solicitar através do e-mail: itbi@piracicaba.sp.gov.br
Documentação:
– CPF e RG ou CNH;
– Contrato de Financiamento Bancário ou Escritura Pública;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1104/3403-1106
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
10. Cancelamento de Guias de ITBI
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Comparecimento no Térreo 2 munido da documentação
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Guia a ser cancelada;
– Guia substitutiva;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa n° 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
11. Parcelamento de ITBI
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:
– Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
– 2º via/ atualização de guia de parcelamento: emissão online clicando aqui
Documentação:
– Requerimento de parcelamento
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Contrato de Financiamento Bancário ou Escritura Pública;
– Guia original de recolhimento do ITBI;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1107/itbi@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
12. Isenção/ Imunidade/ Não-incidência de ITBI
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Cópia do Contrato Social registrado na JUCESP (integralização de capital);
– Cópia do Estatuto Social (imunidade/não-incidência);
– Cópia da Decisão Judicial (extinção de condomínio/usucapião);
– Cópia do Termo de Arrematação ou Adjudicação;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1107/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP 156
13. Emissão de Guia do ISS Construção Civil para retirada do Visto de Conclusão de Obras
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Após encerramento das etapas pertinentes à Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial, a guia emitida poderá ser acessada de modo online clicando aqui ou retirada no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– CPF e RG;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.
Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1107
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
14. Emissão de ISS Autônomo
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Emissão online clicando aqui
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 ou fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
15. Emissão de Guias de ISS Eletrônico
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Emissão via Sistema Simpliss através do link
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
16. Cancelamento de Guias de ISS
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação via Sistema Simpliss ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Guia a ser cancelada;
– Guia substitutiva;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
17. Isenção de ISS
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Contrato de prestação dos serviços tomados;
– Notas fiscais de serviços tomados;
Observação: Os pedidos deverão ser feitos mensalmente pelas empresas, até o 10º dia útil do mês.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
18. Remissão Mobiliária – Dívida de ISS de Profissionais Autônomos ou Empresas
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Relação de consulta de débitos;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
19. Baixa de Pagamentos
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Comprovante de Pagamento;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1128/3403-1126
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 2º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
20. Restituição de Importância Paga Indevidamente ou Maior – Mobiliária
Objeto:Restituição de valores de ISS, ITBI, Taxas de Poder de Polícia, Taxas de Publicidade e Taxas de horário Especial.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento de restituição;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Comprovantes originais de pagamento;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1103/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
21. Compensação de valor a restituir – Mobiliário
Objeto: Compensação de débitos em abertos de ISS, ITBI, Taxas de Poder de Polícia, Taxas de Publicidade e Taxas de horário Especial.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes;
– Comprovantes originais de pagamento;
– Relação de consulta de débitos;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/ fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou pelo 156 através do link SIP 156
22. Confissão de Dívidas
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Formulário discriminando as dívidas em aberto com as respectivas competências;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos pessoais de ambas as partes;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104 /fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
23. Recursos Administrativos Tributários – 1º Instância
Objeto: Conforme o direito constitucionalmente assegurado de peticionar, o contribuinte poderá apresentar recurso administrativo/impugnação sempre que não concordar com a informação fiscal do processo.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação.
Documentação:
– Requerimento;
– CPF e RG ou CNH;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos pessoais de ambas as partes;
– Contrato Social;
– Comprovante de Inscrição do CNPJ;
– Documentos diversos que o contribuinte julgar necessário para justificar o recurso;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1106/3403-1104/fiscalizacao@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 4º andar ou através do link SIP156
24. Recursos Administrativos Tributários – 2º Instância
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte.
Observação: Para acompanhamento do processo, acesse: Conselho de Contribuintes
Documentação:
– CPF e RG (cópia simples).
– Se pessoa Jurídica, apresentar cópia do Contrato Social da Empresa;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1344
Sugestões e Reclamações: Pelo 156 através do link SIP156
25. Cadastramento/Recadastramento e Atualização Cadastral de Imóveis
Objeto: Cadastramento de Imóvel Rural para Urbano; Cadastramento de Imóveis ainda não cadastrados junto ao Município; Cadastramento de Imóveis oriundo de Decisão em Julgado de Usucapião; Revisão e atualização de cadastros;
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendrive.
Documentação:
– Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração)
– Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica;
– Cópia documento pessoal;
– Matrícula/Transcrição do imóvel (data máxima 06 meses);
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários
Para cadastramento de imóveis oriundos de usucapião, apresentar também:
– Cópia da capa do IPTU (se houver de imóvel anterior)
– Cópia da planta/Levantamento constante do processo judicial com devida ART
– Cópia do memorial descritivo constante do processo judicial;
– Cópia da sentença e do mandado judicial
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1190/3403-1192 /cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156
26. Informação Cadastral Imobiliária
Objeto: Localização do Imóvel; Planta de Quadra Cadastral; Planta de Loteamento (somente presencial); Localização de Estradas e Vias Públicas; Número de Leis/Decretos de Denominações de vias públicas e estradas municipais; Visualização de imagem aérea
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acesso através do Portal de Geoprocessamento Corporativo ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendirve;
Documentação:
– Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração);
– Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica;
– Cópia documento pessoal;
– Matrícula/Transcrição do imóvel (data máxima 06 meses);
– Planta/Levantamento demonstrando a área construída existente;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários (Ex: memorial descritivo, ART, etc.)
Dias e horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1190/3403-1192/cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156
27. Atualização (Desdobro \ Desmembramento \Unificação)
Objeto: Atualização de parcela territorial em Mapa e em Carnê de IPTU devido à realização em Cartório de procedimento de Desdobro, Desmembramento ou Unificação de Matrículas/ Transcrições de Imóveis.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendrive.
Documentação:
– Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração);
– Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica
– Cópia documento pessoal
– Matrícula/Transcrição dos imóveis envolvidos (data máxima 06 meses)
– Planta/Levantamento demonstrando a área construída existente;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários (Ex: Planta/Levantamento, memorial descritivo, ART, etc.)
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1190/3403-1192/cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156
28. Certidão Municipal Imobiliária Cartorária
Objeto: Certidão de Identificação Cadastral e Tributária, Denominação de Via Pública; Ruas que circundam a Quadra do Imóvel; Abairramento; Perímetro Urbano; Limite de Município; Desapropriação.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no 3º Andar munido da documentação salva em pendrive.
Documentação:
– Requerimento (proprietário ou procurador c/ devida procuração); Cópia do Contrato Social quando pessoa jurídica
– Cópia documento pessoal
– Matrícula/Transcrição do imóvel (data máxima 06 meses);
– Planta/Levantamento demonstrando a área construída existente;
– Outros documentos poderão ser solicitados quando necessários (Ex: Planta/Levantamento, memorial descritivo, ART, etc.)
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1190/3403-1192/cadastrotecnico@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no 3º ou pelo SIP 156
29. 2º Via de IPTU
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:
– 2º via de IPTU do ano corrente, clique aqui.
– 2º via de IPTU de anos anteriores: Comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte ou comparecimento no Poupatempo Estadual (Praça José Bonifácio).
Documentação:
– Documentos pessoais do titular do imóvel: RG e CPF ou CNH
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos pessoais de ambas as partes.
Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
30. Remissão Imobiliária (IPTU) – Pedidos de até 5 anos retroativos
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: O imóvel deve estar em utilização como moradia e ser o único imóvel familiar. A renda familiar deve ser de até dois salários-mínimos. Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário;
– Matrícula (não precisa ser atualizada);
– Comprovante de residência dos últimos 3 meses em nome do proprietário;
– Comprovante de renda em nome de todos os proprietários referente ao período que está solicitando a remissão até o máximo de 5 anos;
– Cópia da carteira de trabalho em branco quando alegar não possuir registro (páginas da foto, da identificação, do último registro ou da primeira página do registro em branco);
– Declaração de próprio punho relatando como sobreviveu no período solicitado, quando não conseguir comprovar renda.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
31. Desmembramento de carnê de IPTU
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;
– Carnê ou Espelho do Carnê de IPTU;
– Cópia das matrículas (de todas as matrículas envolvidas no desmembramento).
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP 156
32. Certidão de Homonímia Imobiliária
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário; CPF e RG (cópia simples);
– Consulta de débitos.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
33. Desconto de IPTU (Aposentado\Pensionista)
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Imóvel com até 70m² de área construída (caso o cadastro técnico verifique por foto aérea metragem maior que 70m², será indeferido); Renda familiar de até dois salários-mínimos; Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Observação: As renovações do desconto devem ser realizadas até o final do mês de outubro para que seja válido no ano subsequente.
Documentação:
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;
– Comprovante do INSS da condição de aposentado ou pensionista;
– Certidões do 1º e 2º cartório de registro de imóveis, provando ter somente um imóvel (para primeira solicitação);
Para Renovação:
– Declaração Própria;
– Espelho do IPTU;
– CPF e RG (cópia simples);
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
34. Remissão\Isenção de IPTU para deficientes
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir um único imóvel e residir no mesmo; Imóvel sob titularidade do deficiente;
Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Observação: Renovação do pedido deve ser feita até o final do mês de outubro.
Documentação:
– Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário; Carnê original do ano corrente ou espelho deste;
Cópia da matrícula dos últimos 6 meses;
– Cópia dos comprovantes de renda (2 salários);
– Laudo\Atestado médico;
– Comprovante de residência dos últimos 3 meses;
– Carteira de trabalho com foto.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Comparecimento no Térreo 2 ou pelo SIP156
35. Imunidade/Isenção de IPTU – Novos pedidos e renovação anual.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Entidades com matrícula em seu nome poderão dar entrada no pedido a qualquer momento. No caso de imóveis locados, a entrada do pedido deverá ser realizada até o final do mês de abril.
Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Observação: Esta solicitação deve ser refeita anualmente.
Documentação:
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;
– Ata ou estatuto;
– Matrícula atualizada (cópia simples e completa) dos últimos 6 meses;
– Contrato de locação (quando for o caso);
– Carnê ou Espelho do IPTU;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
36. Isenção da Taxa de Serviços Públicos – GARAGEM
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóveis que se encaixem nessa categoria;
Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Observação: As solicitações deverão ser realizadas até o vencimento da última parcela do IPTU do exercício corrente. Não serão realizadas restituições referentes aos valores pagos em anos anteriores. A isenção de dará a partir do ano seguinte ao da compra.
Documentação:
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;
– Carnê de IPTU da garagem ou Espelho deste;
– Matrícula atualizada de 6 meses (cópia simples e completa) da garagem;
– Matrícula do apartamento (cópia simples e completa) dos últimos 6 meses;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
37. Desconto de IPTU – Horta
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóveis que se encaixem nessa categoria;
As renovações deverão ser solicitadas anualmente até 30 de abril do ano que ocorrer o lançamento do IPTU, para remissão do carnê.
Solicitação anual a ser efetuada até o dia 30 de abril de modo online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Matrícula atualizada de até 6 meses;
– Carnê de IPTU ou Espelho do Ano Vigente;
– CPF e RG (cópia simples);
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/ dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
38. Isenção de IPTU para imóveis tombados
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóveis que se encaixem nessa categoria. Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Consulta de débitos (Se abertura for presencialmente/por Ofício);
– Matrícula atualizada (aceita até 2 anos);
– Carnê de IPTU original ou Espelho deste.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
39. Não Incidência de IPTU – Imóvel Rural
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: A solicitação para imóveis que se encaixem nessa categoria pode ser realizada em qualquer época do ano. As renovações deverão ser solicitadas anualmente até 30 de abril do ano que ocorrer o lançamento do IPTU.
Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;
– Matrícula Atualizada dos últimos 12 meses;
– Carne original ou Espelho deste;
– Notas fiscais da comercialização do ano corrente ou do ano anterior;
– CADESP (Ficha de Inscrição Cadastral de Produtor Rural;
– ITR–DIAC; ITR-DIAT;
– CCIR – Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (regularmente válida e vigente);
– CAR – Cadastro Ambiental Rural;
– Planta Planimétrica especificando a área destinada a produção com a respectiva ART – Anotação de Responsabilidade Técnica recolhida;
No caso de Produção Pecuária, apresentar também:
– Declaração de Vacinação Obrigatória (aftosa);
– GTA Guia de Transporte Animal) da Nota emitida;
– Demonstrativo de Movimentação de Gado;
– Autorização para Produção Pecuária, emitida pela Prefeitura;
– Outros documentos necessários à comprovação da efetiva exploração.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
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Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
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40. Desconto de IPTU – Área de Preservação Permanente, Maciço Florestal e Non Aedificandi
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Possuir imóvel que se encaixe nessa categoria. Solicitar anualmente até 31 de dezembro do exercício anterior ao pleiteado.
Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Matrícula (cópia simples) atualizada de 06 meses;
– Planta Planimétrica com a respectiva ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;
– Croqui da localização;
– Fotos da área da solicitação;
– Para renovar: Requerimento + identificação do imóvel (juntar no processo já existente).
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
41. Restituição de Importância Paga Indevidamente ou Maior – Imobiliária
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;
– Carnê ou Espelho do IPTU;
– Comprovantes originais de pagamento;
– CPF e RG (cópia simples).
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
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Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
42. Compensação de valor a restituir – Imobiliário
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal; Requerimento de restituição;
– Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;
– Carnê ou Espelho do IPTU;
– Comprovantes originais de pagamento;
– CPF e RG (cópia simples).
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou peloSIP156
43. Revisão de Lançamento – Imobiliário
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;
– Carnê ou Espelho do IPTU;
– Matrícula dos Imóveis dos últimos 6 meses;
– Comprovantes originais de pagamento;
– CPF e RG (cópia simples);
– Se possível, Planta e Memorial Descritivo do Imóvel Georreferenciado.
Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
44. Certidão de Valor Venal
– Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Certidão de Valor Venal do ano corrente, clique aqui
– Certidão de Valor Venal de anos anteriores: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação: Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
45. Transferência de Imóvel
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento específico preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Se Pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;
– Carnê ou Espelho do IPTU;
– Matrícula dos Imóveis dos últimos 6 meses;
– CPF e RG (cópia simples);
Dias e horário de funcionamento:segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
46. Atualização de Endereço de Correspondência
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação
– Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– CPF e RG (cópia simples);
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1120/3403-1122/dti@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones 3403-1120 e 3403-1122 ou pelo SIP156
47. Certidão Negativa de Débitos (CND)
Objeto: Para fins de levantamento de débitos, cadastro, inventário, compra e venda, licitação, financiamento, judiciais, escritura.
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acesse aqui ou compareça no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação: CPF e/ou CNPJ – Inscrição do imóvel
Tempo de entrega:10 dias
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1350/dividaativa@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações:Pelo SIP156
48. Restituição de Importância Paga Indevidamente ou Maior – Dívida Ativa
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
Documentação:
– Requerimento de restituição preenchido e assinado pelo proprietário ou representante legal;
– Se pessoa Jurídica – Cópia do Contrato Social da Empresa;
– Comprovantes originais de pagamento;
– CPF e RG (cópia simples).
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1350/dividaativa@piracicaba.sp.gov.br
Sugestões e Reclamações: Pelo SIP156
49. Parcelamento de Débitos em Dívida Ativa
Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:
– Solicitação online através do Portal de Atendimento do Prefeitura Sem Papel ou comparecimento no Térreo 2 munido da documentação e com agendamento prévio através do Sistema de Agendamento de Atendimento ao Contribuinte
– 2º via/ atualização de guia de parcelamento: emissão online clicando aqui
Observação: No momento não está disponível a consulta/simulação parcelamento de débitos online, haja vista a transição do sistema tributário e adequação as mudanças da LGPD (Lei Geral de Proteção Dados).
Documentação:
– CPF e RG (cópia simples).
– Se pessoa Jurídica, apresentar cópia do Contrato Social da Empresa;
– Não sendo proprietário/sócio, apresentar procuração assinada e cópia de documentos de ambas as partes.
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço: Rua Antônio Correa Barbosa nº 2233
Contato: (19) 3403-1351/3403-1137 dividaativa@piracicaba.sp.gov.br
Dúvidas parcelamento – Sem Papel: (19) 3403-1132
Sugestões e Reclamações: Através dos telefones (19) 3403-1351 ou 3403-1137 ou pelo SIP156
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