Portal do Município de Piracicaba

Carta de serviços – Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam)

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, LAZER E ATIVIDADES MOTORAS (SELAM)

1. PDB (Projeto Desporto de Base)

Responsável: Selam

Objeto: O PDB tem caráter social e de formação educacional, com objetivo principal de divulgar e disseminar a prática de diversas modalidades esportivas formais, proporcionando ambiente saudável e lúdico para as crianças e adolescentes. Promove também a revelação e formação de atletas de médio e alto nível, que podem vir a representar o município nos Jogos Regionais/ Abertos, bem como atuar em clubes/equipes amadoras e/ou profissionais.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Ter idade entre 7 aos 17 anos

Documentação: Retirar ficha Cadastral, a qual deverá ser preenchida por um responsável pelo menor

Dias e horário de funcionamento: segunda à sexta, das 08h às 16h

Endereço: Rua 13 de Maio, 2122 – Bairro Alto – Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas – Setor PDB

Contato: (19) 3433.3825/ whatsapp: (19) 99954.4105/ pdb@piracicaba.sp.gov.br

Observações: O interessado deverá retirar Ficha de Inscrição e será informado o local e horários da atividade de interesse.

2. PAM – Programa de Atividades Motoras

Responsável: Selam

Objeto: Este programa atende desde adolescentes até pessoas idosas, sendo seu maior público composto por mulheres e está em atividade mobilizando cerca de 3.000 alunos por mês. As atividades principais são a hidroginástica, caminhadas orientadas, alongamento, ginástica localizada, ginástica laboral, ginástica cerebral, ginástica funcional, pilates, macroginástica, condicionamento físico, vôlei adaptado, musculação, yoga entre outras. Além das atividades diárias o programa participa e coorganizada eventos como o “Dia do Desafio” em parceria com o Sesc e o “Caipirandando”, entre outros.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Ter idade acima de 18 anos

Documentação: RG ou CPF

Dias e horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h

Endereço: Rua 13 de Maio, 2122 – Bairro Alto – Ginásio Waldemar Blatkauskas – Setor PAM

Contato: Telefone fixo (19) 3422.0233/(19) 3432.7456/selam@piracicaba.sp.gov.br

3. Setor Esporte na Terceira Idade

Responsável: Selam

Objeto: Atende a parcela da população que compõe a “Seleção Piracicabana da 3ª Idade”, é formado por equipes representativas do nosso município em competições oficiais e extraoficiais do nosso estado. Participam de eventos como Jogos da Melhor Idade (JOMI Fase Regional e Fase Estadual) e outros campeonatos que acontecem durante o ano, nas modalidades: Voleibol Adaptado, Coreografia, Dança de Salão, Natação, Atletismo, Damas, Xadrez, Bocha, Malha, Tênis de Mesa e Tênis de Campo.

Dias e horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 16h30

Contato: (19) 3403-2648/ selam@piracicaba.sp.gov.br

4. Jogos Comunitários

Responsável: Selam

Objeto: Um dos programas mais antigos da Selam, proporciona às comunidades organizadas de Piracicaba a oportunidade de participarem de competições esportivas e sociais, para crianças e adolescentes, com o objetivo principal de socialização e confraternização entre estas comunidades. Visa também difundir e incentivar as práticas esportivas e de lazer, contribuindo assim para o exercício da cidadania e a melhoria de qualidade de vida de toda comunidade. O projeto conta com a inscrição de 40 comunidades, envolvidas em 28 categorias, distribuídas em 14 modalidades esportivas e recreativas.

Dias e horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 17h

Endereço: Rua 13 de Maio, 2122 – Bairro Alto – Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas (Setor Jogos Comunitários)

Contato: jogoscomunitarios@piracicaba.sp.gov.br

5. Projeto Clarear

Responsável: Selam

Objeto: Programa que proporciona atividades motoras, esporte e lazer às pessoas com deficiência. Tem como objetivo fomentar a inclusão e o acesso dessa parcela da população as diversas possibilidades que a Educação Física Adaptada carrega. O projeto faz festivais de integração entre núcleos, bem como competições esportivas (internas e externas)

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Entrar em contato pelo telefone de contato

Documentação: CPF ou RG

Dias e horário de funcionamento:  segunda à sexta, das 8h às 17h

Contato: (19) 3403-2648/selam@piracicaba.sp.gov.br

6. Eventos Esportivos

Responsável: Selam

Objeto: Apoio a eventos esportivos do Município e Uso de Espaço Público para Eventos Esportivos

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Ter idade acima de 18 anos

– O pedido deverá ser feito com no mínimo de 30 dias e com o máximo de 120 dias de antecedência em relação à data de realização do evento.

– Por determinação de órgãos de defesa do patrimônio histórico, eventos a serem realizados no Engenho Central deverão ser solicitados com antecedência de, no mínimo, 60 dias e com o máximo de 365 dias de antecedência.

– Para eventos culturais, turísticos ou particulares, o prazo mínimo é de 60 dias.

Solicitações em que as datas não estiverem em conformidade com o período estipulado serão descartadas automaticamente.

Documentação: Preencher os dados na aba “Solicitação de Eventos” no site da Prefeitura

Link: https://ci.pmp.sp.gov.br/eventos/solicita/

Dias e horário de funcionamento:  segunda à sexta, das 8h às 17h

Endereço: Engenho Central – Avenida Dr. Maurice Allain, 454