Dia 04 de fevereiro acontece o tradicional Passeio de Barcos realizado todos os anos em Piracicaba. O evento, organizado pelo Jornal a Gazeta Regional com apoio da Prefeitura, faz parte do calendário turístico oficial da cidade e reúne cerca de 150 embarcações de 13 cidades. Os barcos levam homens, mulheres e crianças que navegam os 90 quilômetros do Rio fazendo festa e celebrando a natureza. Em 2005, apesar da forte chuva do dia anterior ao passeio, a travessia teve a participação de 153 embarcações. Para este ano, os organizadores esperam pelo menos 200 embarcações e mais cidades. O passeio começa às 9h30, na Rampa do Largo dos Pescadores.

A programação do evento já começa na sexta-feira, dia 03 de fevereiro, às 18h30. Nesta hora, Nossa Senhora dos Navegantes será levada da gruta da Associação dos Navegantes do Bongue até o Largo dos Pescadores pelo rio. Às 20h começa a Missa Caipira dos Navegantes no Salão do Divino – Rua do Porto no Largo dos Pescadores. A missa será celebrada pelo bispo Dom Fernando Masson e acompanhada pelo grupo Raízes Cristãos, formado por violeiros e coral. Na seqüência acontece o Xaréu, que é uma simulação folclórica da puxada de rede da pesca. A apresentação será feita pela Escola Capoeira Libertação.

No dia 04, o passeio começa com a bênção dos barcos e dos navegantes, seguida de apresentação de violeiros, solenidade oficial e o passeio propriamente dito. Quando os barcos passarem pela Ponte do Morato, uma chuva de pétalas brancas será jogada nos barcos.

A primeira parada do passeio será na Rampa da Avenida Cruzeiro do Sul, onde outros barcos se unirão às embarcações saídas do Largo dos Pescadores. Dali, acontecem mais outras duas paradas: uma no Rancho do Roncato e outra na Matilde, que fica no Tanquã. De lá, o passeio segue até o Condomínio Tamanduá, localizado em Santa Maria da Serra.

Para participar

Para participar do Passeio, os interessados devem retirar suas fichas de inscrição e regulamento nas casas de pesca e náutica da cidade e também na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), no Despachante Naval, no Casarão do Turismo e na Gazeta Regional. As inscrições e o pagamento da mesma, no valor de R$10,00, serão efetivadas nas barracas de recepção, no dia do Passeio, quando da formação de filas para descida dos barcos no rio. No ato da inscrição, cada embarcação participante receberá um boné personalizado do Passeio, um regulamento, um saco de lixo, uma sacola plástica, um adesivo numerado e um impresso para o veículo de busca, que resgatará o barco na Estância Tamanduá.

Os organizadores atentam para a importância da chegada com antecedência ao local do passeio, devido a largura das Rampas e da necessidade de conhecimento do regulamento do Passeio. Eles também lembram que o acesso a fila para a descida dos barcos na Rua do Porto deve ser feito pela Rua 13 de Maio ou pela rotatória do Hotel Beira Rio.

Para participar do Passeio, há algumas regras que não podem ser esquecidas: toda embarcação deve estar com a documentação exigida em dia (seguro, licença, equipamento de salvatagem exigido (coletes, etc.), termo de responsabilidade, piloto com carta de arrais e lotação adequada a embarcação).

Outra solicitação dos organizadores é que a embarcação esteja abastecida, com motor instalado e desamarrada das carretas ao adentrarem as rampas para evitarem perda de tempo.

Outras informações pelo telefone: 3433-8675 ou pelo e-mail: gazetaregional@terra.com.br (assunto passeio de barcos)

Confira os endereços dos locais de retirada de ficha de inscrição:

Casa Americana – Rua Prudente de Moraes, 777;

Casarão Caça e Pesca – Rua Benjamin Constant, 2118;

Fishing Express – Travessia da Saudade, 77;

Indiana Sports – Rua Prudente de Moraes, 707;

Kaiko Pesca e Mergulho – Rua Benjamin Constant, 1745;

Saito Pesca Esportiva – Mercado Municipal, box nº5;

Vilarejo Náutica – Avenida Rui Barbosa, 206;

Despachante Naval Cidinha – Rua Antônio Bacchi, 630;

Acipi – Rua do Rosário, 700;

Gazeta Regional – Avenida São Paulo, 537;

Casarão do Turismo – Rua do Porto.