A Prefeitura de Piracicaba está renovando, neste início de ano, parte da frota de veículos. Foram comprados 17 carros, sendo dez gols, cinco peruas kombis e dois santanas. As aquisições fazem parte do programa de recuperação da frota municipal. O investimento foi de R$ 550 mil.

Antônio Fernandes Faganello, secretário municipal de Transportes Internos (Semutri), informou que os carros serão distribuídos entre as secretaria de Educação (cinco gols, dois santanas e duas kombis), Obras (quatro gols e duas kombis), Finanças (uma Kombi) e Meio Ambiente (um gol). A Semutri possui ainda mais R$ 500 mil para compra de novos carros, mas a solicitação para liberação deste recurso não foi efetuada. “Este recurso deverá ser usado na compra de duas vans e mais três ou quatro carros de apoio para as secretarias”, disse.

A Secretaria de Obras (Semob) deve usar as peruas para o transporte de pessoal, um gol será destinado ao secretário e o restante no apoio à Secretaria. A Educação usará a perua no transporte das equipes de Saúde do Escolar e do Núcleo de Apoio ao Professor, o Santana ficará com a secretária e para viagens e os gols serão usados dentro da cidade.

A frota atual conta com 417 veículos cadastrados, não incluídos os novos, e a idade média dos pequenos e médios é de 15 anos. Faganello informou que alguns carros e máquinas estão em ponto de desativação por estar sem condições de uso. Os carros novos estão substituindo os que já foram desativados.

Faganello informou ainda, que a média mensal de manutenção da frota, entre janeiro e outubro de 2005, foi de 370 consertos de máquinas e veículos. As secretarias que mais gastaram com peças e manutenção no mesmo período foram Agricultura e Abastecimento (R$ 296.718), Saúde (R$ 255.534) e Obras (R$ 210.158). Por serem as secretarias que mais prestam serviços diretos à população e terem as maiores frotas, os gastos também são maiores.

O prefeito Barjas Negri espera diminuir a idade da frota. O investimento em 2005 foi de R$ 1.250 milhão na compra de três retroescavadeiras para a Secretaria de Obras.