O SIM – Serviço de Inspeção Municipal é uma certificação oferecida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), que garante o controle de qualidade e higiene dos produtos de origem animal comercializados no município.

Piracicaba é um dos poucos municípios paulistas que oferecem este serviço, certificando produtos como embutidos cárneos, pescados, queijo, ovos, mel, entre outros.

Para receber a certificação, a equipe técnica da secretaria faz o processo de monitoramento, inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, analisando desde a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, para, enfim, certificar com selo de garantia todos estes alimentos. Os produtos com o selo SIM podem ser comercializados dentro do município de Piracicaba.

Os produtores e empresas interessadas em conhecer o Serviço de Inspeção Municipal podem entrar em contato com a Sema pelo telefone (19) 3437-4000.