Missão, histórico, localização e legislação
O Disk Animais é um serviço vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e ao Pelotão Ambiental – destacamento da Guarda Civil Municipal (GCM). O espaço abriga médios e grandes animais (caprinos, ovinos, suínos, bovinos e equídeos: equinos, asininos e muares) abandonados ou soltos de maneira irregular em vias públicas, rodovias, áreas verdes e em todo perímetro da cidade, além de atender denúncias de maus-tratos.
É de responsabilidade do Disk Animais: atendimento à denúncias, apreensões/recolhimento, estadia, liberação, adoção e leilão.
Depois de apreendidos/recolhidos, o animal permanece em quarentena no Disk Animais, recebe cuidados gerais, boa alimentação, é vacinado (conforme as necessidades e exigências da espécie) é submetido a exames veterinários clínicos e laboratoriais. Até 10 dias após o seu recolhimento, conforme previsto no Decreto nº18. 026, de 23 de setembro de 2019, o o animal pode ser recuperado por seus donos. Depois disso, os animais não bovinos podem ser encaminhados para fila de adoção. Os animais não adotados e os bovinos poderão leiloados em hasta pública. (Decreto No 18.026/2019)
O manejo dos animais é executado de acordo com legislações sanitárias estaduais e municipais, e os mesmos estarão cadastrados no plantel junto ao Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A área destinada ao Disk Animais possui 45 mil m² e está localizada na Rua Alberto Coral Nº 1.500, no bairro Vila Fátima.

HISTÓRICO
O Disk animais surgiu em 1994 com o nome de Boi Manso, que realizava o recolhimento e a recuperação de animais de grande porte (bovinos e equídeos), tendo como a 1ª sede no espaço que hoje é ocupado pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. Tempos depois o Boi Manso foi para um terreno ao lado do Shopping Piracicaba e, em meados de 2002, se estabeleceu em uma área de 45 mil m² cedida pelo Estado dentro da Fazenda Experimental (Apta), às margens do Ribeirão Guamium. Em 2010 recebeu o nome de Disk Animais (Curral).
Localização:
Legislação
- Decreto Estadual 61.176/2015 – Autoriza a Fazenda do Estado a permitir o uso, a título precário e gratuito e pelo prazo de 20 anos, em favor do Município de Piracicaba, de partes do imóvel que especifica.
- Lei Complementar 178/2006 – Dispõe sobre a Consolidação da legislação que disciplina o Código de Posturas do Município e dá outras providências.
- Decreto Municipal 18.026/2019 – Institui o Programa Disk Animais e Regulamenta suas atividades de manejo, dispõe sobre as competências fiscalizatórias do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, estabelece normas e procedimentos para cadastro, estadia, liberação e adoção de animais de médio a grande porte apreendidos no Município e dá outras providências.
– GEDAVE – Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, implantado por meio da Resolução SAA n° 79/2012 aplicação de produtos e insumos veterinários e realização de exames, de acordo com os programas de sanidade animal, nas condições e períodos estabelecidos pelas normas vigentes, especialmente de acordo com a Lei Estadual n° 10.670, de 24 de outubro de 2000 e o Decreto Estadual n° 45.781, de 27 de abril 2001.