HISTÓRIA – Criada em 1903 como Corpo da Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891, a GCM foi pensada para o enfrentamento da problemática da violência causada pelo rápido crescimento populacional que se instalava no município. Ao longo de sua história ela teve diferentes nomes, como Corpo de Vigilantes Noturno (1954), Guarda Noturno Municipal de Piracicaba (1956), Guarda Municipal (1969) e finalmente Guarda Civil do Município de Piracicaba (1990), que passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Desde a aprovação do Estatuto Geral da Guarda Civil, em 2016, o comando é exercido por um funcionário de carreira da corporação.

Com um efetivo de 381 guardas, sendo 61 mulheres, a corporação conta atualmente com grupamentos ciclístico, canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO). A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, no Noiva da Colina, Pauliceia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.

Além do trabalho de patrulhamento e prevenção, a Corporação tem outras ações. Existe a Banda da Corporação, que se apresenta em eventos cívicos do município e outras comemorações. A Corporação também executa o Programa Guarda Civil Educação é Prevenção, que leva às escolas para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental informações importantes e sensíveis para a vida em sociedade. A Corporação também promove o Em forma com a Guarda, projeto da Guarda Civil de promoção de atividade física que é realizado de forma gratuita em dois locais. Às terças e quintas, população pode praticar atividades físicas na Academia da Guarda Civil, das 19h às 21h e aos sábados, das 7h às 10h, no Parque da Rua do Porto, aulas de zumba e funcional integram as atividades realizadas, além de atrações trazidas por academias parceiras. As aulas são orientadas por guardas-civis graduados em educação física. A academia da Guarda está localizada na Rua Cacilda Becker, 219.

Também na academia, há o projeto de aulas de jiu jitsu e defesa pessoal gratuitas e atendendo desde crianças até adultos, em diferentes horários dependendo da faixa etária. De segunda à sexta, às 7h tem aulas de defesa pessoal. De terça e quinta às 20h e sábado, às 7h, tem aulas de jiu jitsu para adultos. Nos mesmos dias, só que as 19h nos dias de semana e às 9h, ao sábados, há aulas de para turma infanto juvenil.

Sede da Guarda Civil

Rua Benedito Bonzon Penteado, 645 – Bairro Verde – Piracicaba -SP

Central de Operações Guarda Civil – 153

e-mail: gcm@piracicaba.sp.gov.br