O Estádio Municipal Barão da Serra Negra está localizado no bairro alto, no quadrilátero formado pelas ruas Morais Barros, Silva Jardim, 13 de Maio e Avenida Independência, e faz parte do Conjunto Esportivo Municipal, que hoje comporta o estádio de futebol, com pista de atletismo, piscina, ginásio principal e o mini ginásio.

O Estádio possui capacidade para 26.528 pessoas, mas a Federação Paulista de Futebol atribui carga para 18 mil pessoas, por medida de segurança. O Barão tem vestiários para equipe local, visitante e arbitragem, torres de iluminação para jogos e eventos noturnos. As bilheterias e portarias, em número de seis, estão dispostas nas quadras que delimitam o conjunto.

O Estádio tem 6570 cadeiras cativas. Na parte superior das cativas ficam a cabines para imprensa escrita, falada e televisada. O estádio conta com placar eletrônico. A iluminação do estádio é feita por holofotes, dispostos em 4 torres, localizadas atrás das arquibancadas e das cativas, no sentido longitudinal do gramado, totalizando 160 mil watts de potência. O campo de futebol tem as dimensões de 101 x 75,30 metros.

A pista de atletismo, denominada Aparecida de Fatima Adão, em 2015, tem piso composto a base de carvão, com 404 metros de contorno, possui 6 raias, caixas para saltos e áreas para arremessos, projetada para competições da modalidade, inclusive as oficiais. Foi concluída em fins da década de 1960.

O estádio conta com Sala de Musculação que atende a necessidade de vários projetos e equipes esportivas. Além da sala da administração, localizada ao lado da escadaria de acesso às cativas, o estádio cede espaço para funcionamento do setor de eventos comunitários, sala de atividade do Projeto Clarear, ambos da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras. O Barão também abriga as sedes do EC XV de Novembro, Liga Piracicabana de Futebol, Associação Varzeana de Futebol, Associação Independente de Futebol Varzeano, Associação Piracicabana de Árbitros, alojamento dos atletas do XV, refeitório municipal – hoje cedido para o XV de Novembro – e o Centro Municipal de Fisioterapia Esportiva, inaugurado em 11 de março de 2011.

No estádio são realizados jogos de futebol, válidos pelas competições de entidades locais, em várias categorias, jogos oficiais da Federação Paulista de Futebol, torneios de atletismo, solenidades de abertura de várias competições, encontros e shows artísticos e religiosos.