O workshop para treinar e capacitar profissionais de manejo arbóreo (podas e supressão de árvores e palmeiras) para executarem serviços em vias públicas reuniu 60 participantes nos dias 06 e 07/06. O evento foi promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e das empresas Engemaia e Arbolab.

60 participantes prestigiaram o workshop

Os participantes tiveram acesso a informações teóricas e práticas necessárias para a realização do serviço com qualidade. De acordo com Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana, no primeiro dia foram abordadas as legislações e normas regulamentadoras de poda e supressão, além de técnicas de poda para redução do rebrotamento indesejado e garantir a cicatrização perfeita da árvore. No segundo dia, o foco foi a prática do serviço e de forma segura. O objetivo da Sedema é tornar o workshop anual.

Robson Willians da Costa Silva, da Sedema, apresentou a legislaçao municipal para os participantes

“Tivemos participação de um ótimo número de pessoas tanto de não credenciadas quanto já credenciadas e de empresas como a Engemaia e a CPFL, que já realizam o serviço na cidade. Então o workshop foi importante para capacitar novos credenciados como também aprimorar conhecimentos daqueles que já executam o serviço, uma vez que a última capacitação nesse sentido foi feita em 2016”, afirma Silva.

Técnica de poda em escalada foi apresentada aos participantes no segundo dia

Os participantes que tiverem interesse poderão se credenciar na Sedema para realizar manejo arbóreo em vias públicas, com a devida autorização e seguindo a legislação municipal vigente e o Manual de Arborização Urbana do município, conforme a Lei Complementar 251/2010, artigos 258 e 259. Para isso, após receberem o certificado de participação no workshop e as instruções para credenciamento, será necessário apresentar a documentação na Sedema, no 9º andar do Centro Cívico.

Felipe Silveira, da Arbolab, e Cleison Muniz Prado, participante

O instrutor de autoescola Gleison Muniz Prado participou do workshop e afirma que vai se credenciar para executar poda e supressão nas vias públicas. Ele conta que o conhecimento adquirido será bem aproveitado. “O que me chamou mais atenção no conteúdo foi que a gente não pode plantar qualquer árvore em qualquer lugar. Por exemplo no canteiro central não pode plantar pé de frutas. Outro ponto que me chamou a atenção foi que quem planta as árvores é só a Prefeitura, o que eu não sabia, coisa importante para eu passar para os meus vizinhos”, comenta.

Alexandre já é credenciado e participou do workshop para aprimorar conhecimentos

Alexandre Luis Rossini, empresário na área de manutenção de áreas verdes, é credenciado pela Sedema para executar o serviço em vias públicas desde 2016, quando recebeu a capacitação. Mas resolveu participar novamente para reciclar as técnicas. “A parte de segurança, nossa empresa dá muita ênfase para isso. Daqui, passo o conhecimento para os meus funcionários. Nós temos só uma vida, então não podemos correr o risco de qualquer tipo de acidente”, disse.

Primeiro dia do workshop apresentou parte técnica de poda e supressão de árvores no Teatro Erotídes de Campos