Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Voluntárias do Fussp recebem treinamento da Sociedade Vegetariana Brasileira

Participantes do projeto Recriando Sabores foram capacitadas para diversificar refeições vegetarianas, garantindo sabor e qualidade nutricional aos pratos

Por CCS / Publicado em 12/04/2024
Tempo de leitura: 6 minutos.
Voluntárias do Fussp recebem treinamento da Sociedade Vegetariana Brasileira

Voluntárias do ReCriando Sabores, projeto de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), receberam ontem, 11/04, um treinamento realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). A capacitação foi realizada na ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa e contou com cerca de 20 participantes, incluindo estudantes do curso de Nutrição e Dietética da Escola Técnica.

De acordo com Andréa Almeida, presidente do Fussp, o objetivo do treinamento é assegurar a qualidade nutricional das refeições distribuídas por meio do ReCriando Sabores. “A SVB é uma organização sem fins lucrativos que tem o papel de orientar a rede pública sobre as possibilidades de receitas com alimentos à base de vegetais. Então, este treinamento é de suma importância para as voluntárias do nosso projeto, que estão sempre usando a criatividade em novas combinações, garantindo a segurança alimentar da população mais vulnerável”, destacou.

Para Michelle Letran, gerente de campanhas da SVB, a intenção é incentivar o aumento do consumo de frutas, verduras, grãos e leguminosas, com grande foco na proteína vegetal. “Estamos felizes com essa parceria com a Prefeitura de Piracicaba. É gratificante observar que nosso trabalho está agregando ao ReCriando Sabores na prática”, disse.

O treinamento se iniciou com uma fase teórica, no qual a nutricionista da SVB, Tatiana Consoli, reforçou a importância de resgatar hábitos alimentares saudáveis. “Conversamos sobre os benefícios que temos ao aderir à alimentação vegetariana, como o menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. É importante mostrar que, ao dar prioridade a essa dieta, não estamos restringindo a qualidade nutricional, e sim adicionando vitaminas ainda mais benéficas ao nosso organismo”, comentou.”

Capacitação contou com aula teórica, ministrada pela nutricionista Tatiana Consoli

Na sequência, os participantes receberam kits com materiais informativos e um caderno de receitas para acompanhar a aula ministrada por Myllena Salles, capacitadora de gastronomia da SVB, que preparou receitas com ingredientes de origem vegetal. “Hoje, ensinei a fazer um escondidinho de proteína de soja, e uma panqueca feita por uma massa que não vai ovo, leite, nem manteiga, também recheada com proteína de soja. Aproveitamos o mesmo recheio para fazer o famoso buraco quente. Para a sobremesa, fizemos um cookie de banana com aveia, e utilizamos a casca da banana para fazer uma ‘carne louca’. São pratos comuns e saborosos, mas feitos de uma forma diferente”, explicou.

Segundo a voluntária Valéria Almeida Favarin, a capacitação é importante para ampliar o cardápio das instituições beneficiadas pelo projeto. “Faço parte da equipe do ReCriando Sabores desde o início e uma das nossas dificuldades é ampliar o repertório de receitas feitas sem a proteína animal. Dessa forma, vemos que a alimentação vegetariana é também muito abrangente e saborosa, além de nutritiva”, disse.

“Foi um treinamento interessante tanto para a vida pessoal, porque aprendemos receitas novas para o nosso dia a dia, e também porque podemos compartilhar essas novidades com a comunidade, por meio do Recriando Sabores. São receitas fáceis e baratas, e a capacitação nos mostra que é possível comer bem por um preço acessível”, destacou Cassia Deltio, assistente social do Banco de Alimentos de Piracicaba.

Para Tatiane Stella, presidente do Comsea de Piracicaba, é importante que as voluntárias estejam em constante aprendizado. “Viabilizamos essas oficinas para que as participantes adquiram ainda mais conhecimento para oferecer pratos mais nutritivos à população que atendemos. Estamos sempre melhorando nossa entrega de acordo com as demandas que chegam até nós”, comentou.

RECRIANDO SABORES — O projeto tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. Para se voluntariar, basta se cadastrar na plataforma Pira Solidária – https://pirasolidaria.com.br/ -, portal de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba que conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança.

Myllena Salles, capacitadora de gastronomia da SVB, comandou aula prática com receitas vegetarianas

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.