Portal do Município de Piracicaba
 

Vivências Paradesportivas amplia inclusão e fortalece paradesporto

Programa criado pela atual gestão em abril leva ainda desenvolvimento motor e valorização das pessoas com deficiência 

Por CCS / Publicado em 26/05/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Em uma quadra poliesportiva coberta, com piso de madeira e tabelas de basquete, um grupo diverso de crianças e adolescentes participa de atividades físicas sentados no chão. Alguns usam camisetas azul claro com o logo do evento e há pelo menos uma criança em cadeira de rodas. Duas instrutoras com camisetas da SELAM (Secretaria de Esportes) orientam a atividade. Ao fundo, adultos observam próximos à grade lateral. O ambiente é iluminado por luz natural e artificial, e conta com materiais esportivos organizados ao fundo.
Atividades do Programa Vivências Paradesportivas foram realizadas no CRP e Avistar

Lançado em abril, o programa Vivências Paradesportivas, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, realizou essa semana ações no Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba) e no CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba).

O programa tem como foco a inclusão, desenvolvimento motor e valorização das pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. “As ações são desenvolvidos em parceria com organizações da sociedade civil que atendem pessoas com deficiência e tem como objetivo ampliar o acesso ao paradesporto, promovendo experiências práticas e educativas”, explicou o assessor da secretaria e responsável técnico pelo projeto Eduardo Azzini.

As atividades incluem aulas expositivas, práticas corporais adaptadas e rodas de conversa com os participantes e incluem as modalidades de bocha paralímpica, atletismo adaptado, voleibol sentado, entre outras.

Para o secretário de Esportes, Roger Carneiro, o programa representa um avanço nas políticas públicas de inclusão no município. “Queremos garantir que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de vivenciar o paradesporto como espaço de pertencimento, crescimento e autonomia. É uma ação que transforma vidas e promove o respeito à diversidade”, afirmou.

Nos dias 4 e 11 de junho, as atividades serão realizadas no Espaço Pipa. Outras informações podem ser obtidas pelo (19) 99304-6203.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.