O bairro Vila Sônia será o segundo a receber o Pira nos Bairros no sábado, 08/07. O programa da Prefeitura de Piracicaba vai levar serviços e atendimento de várias secretarias até a população. No Vila Sônia, o ponto de encontro será na Escola Municipal Prof. Taufic Dumit, na rua Macatuba com a rua João Zem, das 9h às 13h. Os moradores dos bairros adjacentes também serão atendidos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) vai disponibilizar transporte público gratuito que vai circular pelos dois bairros durante a ação (leia abaixo). Programa da Prefeitura de Piracicaba vai levar serviços e atendimento de várias secretarias até a população

A primeira edição do programa, que aconteceu em maio, no bairro Santa Rosa, realizou mais de 1.100 atendimentos.

No Vila Sônia, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão oferecer testes rápidos de IST/AIDs; orientação sobre alimentação saudável; avaliação de peso e altura e marcação de consumo alimentar; vacinação com as vacinas disponíveis para campanhas; verificação de pressão arterial e glicemia, além de ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal). Na área de assistência social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) vai atualizar o Cadastro Único/CRAS/CREAS e dar informações sobre os serviços do Programa Criança Feliz e serviço de convivência. Já a Secretaria Municipal de Finanças fará a consulta de débitos (IPTU e taxas diversas); parcelamento de débitos e orientação sobre remissão e isenção de taxas municipais. A Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) fará palestras educativas e emitirá cartão do transporte público. Serviços na área de habitação também estarão disponíveis por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), que irá realizar e atualizar o Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, dar orientações às famílias envolvidas nos processos de Regularização Fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida (Caixa Econômica). VAGAS DE EMPREGO – Quem for ao Pira nos Bairros no sábado também terá à disposição alguns dos principais serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com o cadastro para vagas de emprego, orientações sobre o Banco do Povo, onde é possível fazer empréstimos com condições especiais, orientações sobre o MEI e cadastro para cursos de qualificação. Foods truck do Empreenda Pira, programa da secretaria, estarão estacionados no local comercializando alimentos.

As empresas parceiras Klabin, CJ Brasil, Atacadão e SXTools estarão presentes no dia da ação, para apresentação de vagas de emprego e captação de currículos.

Três novidades desta edição serão a oficina Horta em Casa, oferecida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o atendimento do Semae para parcelamento de débitos, e o Procon que também estará na ação fazendo atendimento à população. A primeira edição do programa, realizada em maio no bairro Santa Rosa, realizou mais de 1.100 atendimentos

CARTÃO PIRA CIDADÃO – A Secretaria Municipal de Governo vai fazer o cadastramento do cartão Pira Cidadão. O Pira Cidadão é um documento único, que vai possibilitar, entre outros benefícios, praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. PETS TAMBÉM TÊM VEZ – O pessoal da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente vai dar atenção especial aos bichinhos. No local, os tutores poderão agendar a castração de cães e gatos, ter atendimento de veterinário no Consultório Itinerante e levar seus pets para vacinação antirrábica. Ainda falando sobre animais, os cães do Grupamento do Canil da Guarda Civil, que são adestrados e dão apoio diário nos patrulhamentos e ocorrências, também participarão do Pira nos Bairros. ESPORTE E CULTURA – A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural (Semac) vão agitar o Pira no Bairros com judô e vôlei, apresentação musical da banda Máfia do Jazz, pintura facial e distribuição de balões, pipoca, algodão-doce, distribuição de livros e atividades infantis.

TRANSPORTE GRATUITO – A Semuttran criou uma linha especial e gratuita para atender o programa Pira nos Bairros. O primeiro atendimento acontece no sábado, 08/07, com atendimento à Escola Municipal Prof. Taufic Dumit. A linha irá atender das 9h às 12h, saindo da escola, às 9h, com destino ao Parque Ipês com atendimentos aos residenciais: Ipê Amarelo, Branco e Roxo e Piracicaba 01, 02 e 03.

SERVIÇO – Pira nos Bairros. Sábado, 08/07. Das 9h às 13h, no bairro Vila Sônia, na Escola Municipal Prof. Taufic Dumit, na rua Macatuba com a rua João Zem.