Atendendo a pedidos de permissionários e clientes, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), inicia, nesta terça-feira, 02/04, as obras de reforma hidráulica, troca de piso e pintura do Varejão Municipal do Centro, localizado na rua Santa Cruz, nº 1260.
A fim de não prejudicar a renda dos cerca de 65 permissionários e seus auxiliares que trabalham semanalmente no espaço, bem como a rotina de compras dos clientes, a partir desta quarta-feira, 03/04, a Sema adaptará o funcionamento do varejão para o formato “feira de rua”, ao lado do barracão, nos mesmos dias e horários em que já acontece, às quartas-feiras e sábados. A mudança será somente para o período de interdição do espaço para as obras, que tem previsão de três a quatro semanas.
Nas quartas-feiras, das 14h às 19h, o varejão acontece na rua Dom Pedro I, entre a rua Santa Cruz e a avenida José Micheletti. A interdição deste trecho da rua Dom Pedro I será a partir das 5h e vai até às 20h.
Já aos sábados, das 6h às 12h, devido ao maior número de permissionários, o varejão será ampliado para duas das três faixas da avenida José Micheletti, atrás do Terminal Central de Integração, além da rua Dom Pedro I. A interdição dos trechos inicia à meia- noite de sábado, e segue até às 13h.
A avenida José Micheletti, aos sábados, continuará com uma faixa para circulação após às 4h30, quando finaliza a montagem das bancas. Como rota alternativa, os motoristas que estiverem em direção ao centro da cidade também podem trafegar na rua Santa Cruz, e na avenida Independência, no cruzamento com a avenida 31 de Março.
A Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes) e a Guarda Civil estarão no local para dar apoio aos motoristas, permissionários e clientes.
DEMANDA ANTIGA – A reforma hidráulica, troca do piso e pintura já é uma demanda antiga do Varejão Municipal do Centro, verificada pela equipe da Sema e permissionários.
Segundo a diretora do Departamento de Abastecimento da Sema, Eliane Souza, essa é a primeira obra de grande magnitude já realizada no espaço nos últimos 15 anos. “Será a primeira vez que vamos trocar o piso e aproveitar para realizar uma reforma hidráulica no sistema de esgoto, que no momento não está atendendo a demanda”, explica.
O permissionário e agricultor familiar, Vanderlei Sanches, trabalha no Varejão Municipal do Centro desde sua inauguração, vendendo hortaliças. Ele ressaltou a importância dessa reforma para os permissionários, agricultores e população. “Por ser o barracão mais antigo, o piso está bem danificado, oferecendo riscos para os usuários, principalmente idosos. Com a reforma, além de trazer mais segurança, criará um ambiente mais saudável e bonito, o que impactará positivamente na nossa comercialização”, disse.
REVITALIZAÇÃO – Desde 2021, os varejões municipais vêm recebendo melhorias da Sema, como reformas de pisos, estacionamentos, balcões de suporte, instalação de alambrado e portões, arborização e reparos hidráulicos e elétricos.
Neste ano, teve início o processo de pintura interna e externa nos 19 espaços de comercialização, realizada por empresa terceirizada contratada através de licitação. O trabalho de pintura inclui paredes, muros, balcões, portas, grades e estrutura metálica dos telhados. Em paralelo com este serviço, a equipe da Sema também realizou pequenos reparos em portas, pisos, serviços de alvenaria, trocas e reposição de lâmpadas de todos os espaços.
Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, todas as demandas de reparos nos varejões foram elencadas pela Sema, baseadas em reivindicações de clientes e permissionários. “Desde o início da revitalização, nosso intuito foi melhorar a experiência do consumidor e dos produtores que vendem nos varejões”, afirmou Nancy.
HISTÓRICO – O Varejão Municipal do Centro foi o primeiro varejão inaugurado em Piracicaba, há 42 anos, onde hoje é o Terminal Central de Integração (TCI). Com o passar dos anos, a Prefeitura percebeu a necessidade de melhorar a infraestrutura desses espaços para atender melhor os permissionários e o público. Assim, em agosto de 1990, o varejão começou a funcionar em espaço próprio, onde está até hoje, em galpão na rua Santa Cruz, 1.260.