Portal do Município de Piracicaba

Vacinação avança e amplia proteção da população contra o VSR e febre amarela

Entre 9 e 30/12, foram aplicadas 617 doses da vacina contra o VSR em gestantes e em cinco meses, 8.398 foram imunizados contra febre amarela; vacinas estão disponíveis na rede

Por CCS / Publicado em 05/01/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou avanços importantes nas ações de imunização realizadas no final de 2025, com destaque para a vacinação de gestantes contra o VSR (vírus sincicial respiratório) e para a proteção contra a febre amarela.

Entre os dias 9 e 30 de dezembro de 2025, foram aplicadas 617 doses da vacina contra o VSR em gestantes. O número é considerado positivo pela Secretaria de Saúde, especialmente pelo curto período de oferta do imunizante. A vacina garante proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, reduzindo o risco de internações por doenças respiratórias graves.

A mulher grávida, sorrindo para a câmera, está em uma cozinha. Ela está usando uma blusa creme com detalhes de renda nas mangas e um colar comprido, combinada com uma saia longa marrom. Suas mãos estão apoiadas em sua barriga proeminente. Ao fundo, uma bancada de cozinha com pia, algumas garrafas e uma caixa amarela. As janelas acima da bancada permitem a entrada de luz natural.
Maria Gleysiane Pereira foi um das gestantes que recebeu a vacinação contra o VSR em dezembro

A vacina — inédita na saúde pública — é destinada a gestantes a partir de 28 semanas, aplicada em dose única por gestação, conforme o Programa Nacional de Imunizações. Piracicaba tem estimadas 4.817 gestantes, e a meta é vacinar ao menos 80% delas.

A vacinação durante a gestação estimula a produção de anticorpos que são transferidos ao bebê ainda no útero, protegendo contra quadros graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros seis meses — período de maior vulnerabilidade.

O VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em bebês. Em 2025, foram registrados em Piracicaba, em informações provisórias,149 casos, sendo 108 em crianças menores de um ano.

Para se vacinar, a gestante deve apresentar documento com foto e registro do pré-natal. O imunizante pode ser aplicado no mesmo dia que outras vacinas recomendadas na gestação, como influenza, Covid-19 e dTpa.

FEBRE AMARELA – Já a vacinação contra a febre amarela apresentou resultado expressivo com a estratégia casa a casa, realizada principalmente em áreas rurais e regiões com maior vulnerabilidade. Somente nessa ação, realizada em cinco meses, foram aplicadas 8.398 doses, ampliando a cobertura vacinal e reforçando a proteção da população.

A imagem mostra uma profissional de saúde, vestida com um jaleco branco, administrando uma vacina no braço de uma mulher. A mulher que está sendo vacinada usa um vestido estampado e chinelos. Elas estão em frente a uma van branca, cuja porta está aberta, revelando assentos e uma caixa amarela com símbolos de perigo biológico no interior. A cena sugere uma campanha de vacinação móvel ou um posto de saúde itinerante. O ambiente parece ser externo, com grama e terra no chão, e o reflexo de palmeiras em uma das janelas da van indica um local com clima tropical ou subtropical.
As equipes de saúde fazem a vacinação casa a casa para garantir imunização contra febre amarela

Ao longo de 2025, o município contabiliza 19.182 doses da vacina contra a febre amarela aplicadas, resultado do trabalho contínuo das equipes de saúde, que envolveu vacinação de rotina, busca ativa e ações extramuros.

A vacinação é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Desde 2019, o Estado de São Paulo ampliou a abrangência da vacinação e atualmente, a vacina está disponível nas unidades de saúde. A busca ativa foi implantada para garantir a imunização de um maior número de pessoas.

As salas de vacina funcionam nas UBSs e USFs (exceto UBS Paulista), de segunda a sexta, das 8h às 15h, e na UBS Centro, também no horário estendido das 17h às 20h.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a carteira de vacinação atualizada e orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de dúvidas ou necessidade de imunização.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.