Vacina Pneumo 20 já está disponível nas unidades de saúde
Novo imunizante amplia a proteção contra pneumonia, meningite e outras doenças
A proteção das crianças contra doenças graves, como pneumonia, meningite, otite e infecções da corrente sanguínea, ganhou um importante reforço em Piracicaba. A vacina Pneumocócica 20 (Pneumo 20), incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, já está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde da rede municipal, com exceção da UBS Paulista.
A vacina é destinada às crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. Na rede privada, o imunizante pode custar mais de R$ 500.

A Secretaria de Saúde orienta que pais e responsáveis procurem a unidade básica de saúde mais próxima, levando a caderneta de vacinação da criança, para verificar a situação vacinal e, se necessário, receber a dose. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 15h.
MAIS PROTEÇÃO – A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, ampliando a cobertura em relação às vacinas utilizadas anteriormente. Entre os novos sorotipos contemplados estão o 3, o 6A e o 19A, associados a casos graves de doença pneumocócica invasiva no Brasil.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir complicações e reduzir internações causadas por essas doenças.
TRANSIÇÃO – Há um período de transição estabelecido pelo Ministério da Saúde, que organizou o calendário da seguinte forma: aos 2 meses, crianças recebem uma dose da Pneumo 20; aos 4 meses, uma dose da Pneumo 10 e aos 12 meses, um reforço com a Pneumo 20, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias após a segunda dose.
Com o término dos estoques da Pneumo 10, o esquema passará a ser realizado exclusivamente com a Pneumo 20.
“A ampliação da oferta da Pneumo 20 pelo SUS reforça o compromisso da saúde pública com a prevenção. Quanto maior a cobertura vacinal, menor o risco de casos graves e internações por doenças como pneumonia e meningite. Convidamos os pais e responsáveis a aproveitarem essa oportunidade e garantirem a proteção das crianças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Gustavo Aguiar.
Perguntas frequentes
Quem já completou o esquema com a Pneumo 10 precisa tomar a Pneumo 20?
Não. Crianças que já receberam as duas doses e o reforço da Pneumo 10 têm o esquema vacinal considerado completo e não precisam de dose adicional.
Quem iniciou a vacinação com Pneumo 13 ou Pneumo 15 na rede privada pode completar o esquema no SUS?
Sim. É possível concluir o esquema vacinal com a Pneumo 20 no SUS, seguindo os intervalos recomendados pelo Calendário Nacional de Vacinação.
É necessário pedido médico?
Não. Para crianças menores de 5 anos contempladas pelo Calendário Nacional de Vacinação, a aplicação é realizada diretamente nas unidades básicas de saúde, sem necessidade de prescrição médica. A indicação médica é exigida apenas para pessoas com condições clínicas especiais atendidas pela Rede de Imunobiológicos para Pessoas em Situações Especiais (RIE).
A vacina pode causar reações?
Assim como outros imunizantes, a Pneumo 20 pode provocar reações leves e temporárias, como dor, vermelhidão ou inchaço no local da aplicação, além de febre, sonolência, irritabilidade ou cansaço. Reações graves são raras.
Como consultar o histórico de vacinação?
O histórico vacinal pode ser acompanhado pelo aplicativo Meu SUS Digital, que disponibiliza a Caderneta Digital de Saúde da Criança com as vacinas registradas em tempo real.