UPAs reforçam equipes e estrutura para atendimento de casos de doenças respiratórias no inverno
Novos equipamentos, ampliação do quadro médico, capacitação das equipes e protocolos assistenciais fortalecem atendimento nas unidades de urgência e emergência
Para garantir atendimento mais ágil, seguro e eficiente diante do aumento da demanda por doenças respiratórias durante o inverno, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Piracicaba receberam reforços estruturais e assistenciais, incluindo novos equipamentos, ampliação do quadro médico, implantação de protocolos de atendimento e capacitação das equipes.
A chegada das temperaturas mais baixas exige atenção especial devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios, como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsáveis por casos de gripe, resfriados, sinusites e agravamento de doenças como a asma.

Relatório epidemiológico divulgado em 23 de junho aponta que Piracicaba registrou 144 casos hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, sendo 61 causados por Influenza. O levantamento também contabiliza cinco óbitos relacionados à doença. Nos meses quentes, de janeiro a março, foram registrados 27 casos de SRAG, número que subiu para 117, de abril a junho, quando as temperaturas são mais baixas.
“Todos os anos observamos um aumento na procura pelos serviços de urgência e emergência durante o período de inverno. Por isso, realizamos um planejamento antecipado para reforçar as equipes, ampliar a estrutura das UPAs e garantir que a população receba atendimento com qualidade, segurança e agilidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Aguiar.
Entre as medidas adotadas está a aquisição de novos equipamentos, incluindo cardioversores, oxímetros de pulso adulto e infantil e monitores multiparamétricos adulto e pediátrico, fortalecendo a capacidade assistencial das unidades.
Também houve ampliação do quadro de profissionais médicos para atendimento adulto e pediátrico, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e assegurar maior qualidade na assistência prestada aos pacientes.
A implantação de protocolos assistenciais e fluxos de atendimento rápidos e eficazes tem como principal objetivo organizar os processos internos e direcionar os pacientes de acordo com a gravidade dos casos, garantindo maior resolutividade e segurança.
Para fortalecer ainda mais a rede de urgência e emergência, as equipes assistenciais passaram por capacitações e atualizações técnicas, promovendo a padronização de condutas e a qualificação permanente dos profissionais.
Outro importante diferencial foi a atuação integrada da equipe de fisioterapia junto aos médicos, especialmente nos atendimentos relacionados às doenças respiratórias. Essa parceria possibilita intervenções precoces, suporte ventilatório adequado e tratamentos mais conservadores quando indicados, contribuindo para melhores desfechos clínicos e maior resolutividade dos atendimentos.
“A atuação do fisioterapeuta nessas unidades produz impactos diretos na redução de complicações respiratórias e de déficits funcionais, interferindo positivamente na redução da necessidade de internações hospitalares e na melhoria da rotatividade dos leitos públicos”, aponta o fisioterapeuta Samuel Ciganha.
As ações refletem o compromisso da gestão municipal com a qualidade da assistência, a segurança dos pacientes e a eficiência dos serviços prestados, especialmente nos períodos de maior procura pelas unidades de urgência e emergência.
PREVENÇÃO – Além do reforço na estrutura de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância das medidas preventivas. A principal delas é a vacinação contra a gripe, disponível para toda a população acima de seis meses de idade nas unidades de saúde do município.
Boas práticas de higiene pessoal, especialmente a higienização frequente das mãos, além da limpeza adequada dos ambientes, com remoção de poeira e mofo, ajudam a reduzir a disseminação de vírus, bactérias e agentes alergênicos.
A adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e hidratação adequada, também contribui para fortalecer o sistema imunológico. Outra recomendação importante é manter os ambientes ventilados, mesmo durante os períodos mais frios do ano.
TELEATENDIMENTO – Em casos de sintomas leves, como tosse, coriza, febre baixa e dor de garganta, a população pode utilizar o serviço de teleconsulta disponível gratuitamente pelo aplicativo PiraSUS, disponível para sistemas Android e iOS. A ferramenta oferece orientação médica sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde, contribuindo para reduzir a sobrecarga dos serviços presenciais e agilizar o atendimento aos pacientes que realmente necessitam de avaliação presencial.