Modernizar o setor de Saúde Pública é um dos objetivos da Prefeitura de Piracicaba. Por meio da Secretaria de Saúde e seu departamento de Informática, até o final deste mês a velocidade da internet para todas as unidades da cidade será melhorada e ficará mais veloz em até cinco vezes. O novo serviço está em processo de instalação nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), USF (Saúde da Família), Farmácias Municipais, Crab (Centros de Referência da Atenção Básica) e demais unidades de atendimento da Rede de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, tendo uma rede mais homogênea e estável será possível caminhar a passos largos para as inovações que a cidade precisa. "É o primeiro passo para tornar o atendimento digital, livre de papéis e burocracia. Além disso, a inovação já é realidade no setor da saúde na rede privada e em diversas prefeituras, o que tem impactado positivamente em diagnósticos, prevenção, atendimento, tratamentos e também na relação entre médico e paciente. É isso que queremos para Piracicaba", afirma.

Novo serviço de internet, mais veloz, contratado pela Prefeitura, vai agilizar ainda mais o atendimento nas unidades de saúde do município

O trabalho de melhoria da prestação de serviços de internet na saúde de Piracicaba começou ano passado e já está presente em 66 unidades de saúde. "Infelizmente tivemos um problema pontual com uma das empresas que fornecem o serviço para a Secretaria no começo de dezembro passado, quando 22 unidades ficaram sem internet. Por meio de um trabalho rápido das equipes do departamento de Informática, até semana passada conseguimos restaurar o sistema em 15 unidades, estando apenas sete aguardando a reinstalação da internet, que deve acontecer ainda esta semana", completou Silvano.

Neste momento, segundo o departamento de Informática da Secretaria de Saúde, as unidades que ainda estão sem internet são: as USFs Monte Alegre, São Francisco, Santa Rita, Jaraguá 1 e as UBSs do Jupiá, Caxambu e Pauliceia (Coreia). "É importante destacar que a instalação do serviço tem sido prejudicada pelas chuvas que vem ocorrendo desde o mês passado, principalmente pelas questões de segurança", ressalva o secretário.

ATENDIMENTO – Mesmo com a falta de internet, nenhuma rotina – consultas e agendamentos – foi suspensa nas unidades, segundo a coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB). O atendimento tem sido garantido com apoio de unidades vizinhas, onde há sinal de internet.