Portal do Município de Piracicaba
 

Turismo: segunda turma de capacitação gratuita conclui atividades

Com as duas turmas já finalizadas, Secretaria de Turismo, em parceria com o Senac, capacitou 55 guias de turismo e artesãos

Por CCS / Publicado em 04/07/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grande grupo de pessoas, predominantemente mulheres, sentadas e em pé em uma sala, aparentemente após um evento de conclusão de curso ou workshop. Elas estão sorrindo e segurando certificados, sugerindo a conclusão bem-sucedida de um programa. O ambiente parece ser uma sala de aula ou auditório, com paredes claras, janelas e um piso de madeira. Há uma mesa na frente com um projetor e um laptop, indicando uma apresentação ou sessão de aprendizado. As pessoas na foto são diversas em idade e etnia, criando um ambiente inclusivo e representativo. A maioria está vestida de forma casual, mas elegante, refletindo um ambiente profissional, mas confortável. A atmosfera geral da imagem é positiva e festiva, celebrando a conquista compartilhada pelo grupo. Os certificados sugerem um curso concluído com sucesso, e as expressões faciais das pessoas refletem orgulho e alegria.
Segunda turma de capacitação gratuita conclui atividades nesta semana

A segunda turma do curso gratuito sobre os atrativos turísticos de Piracicaba concluiu as atividades ontem, quinta-feira, 3/07. Foram ao todo quatro encontros, no período vespertino, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Engenho Central. O curso foi oferecido pela Pasta, em parceria com o Senac. Nas aulas, os inscritos, entre artesãos e guias de turismo da cidade, puderam conhecer mais sobre o município e também sobre o bem-receber para visitantes e turistas. A segunda turma teve cerca de 25 participantes, e a primeira, encerrada em junho, teve 30, totalizando 55 capacitados. Mais três turmas estão previstas para iniciar em agosto, tendo como público-alvo os guardas-civis, além de guias e artesãos que não puderam participar das aulas anteriores.

O intuito da capacitação é que os participantes sejam agentes de informações turísticas em pontos do município, principalmente na região da Rua do Porto, que é um dos espaços mais visitados por turistas. O plano da Secretaria Municipal de Turismo é transformar a Casa do Artesão do Engenho Central, a feira de artesanato da Rua do Porto e o Casarão do Turismo nestes locais preparados para orientar quem visita a cidade.

“Capacitar quem lida diretamente com os visitantes e turistas é fundamental, porque assim o atendimento pode ser de excelência, tanto na hospitalidade quanto no compartilhamento de informações e orientações. Nosso desejo é que os visitantes se sintam acolhidos e, de fato, bem-vindos na cidade. Um turista com uma experiência bem-sucedida volta ao município e pode, ainda, trazer mais pessoas, movimentando a nossa economia”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

A imagem mostra uma sala de reuniões com um grupo de mulheres sentadas em cadeiras, algumas em fileiras e outras em grupos menores. Duas mulheres estão de pé na frente, possivelmente conduzindo uma apresentação ou discussão. A sala parece ser um espaço formal, com piso de madeira polida, paredes claras e uma porta de madeira escura. Há uma janela que permite a entrada de luz natural. As mulheres estão vestidas de forma casual, mas profissional, e parecem estar envolvidas em uma atividade de grupo, como uma reunião, workshop ou treinamento. A atmosfera parece calma e atenta. Há materiais de escritório, como cadernos e papéis, espalhados sobre as mesas e cadeiras. Um projetor está presente em uma mesa lateral. A imagem sugere um ambiente de aprendizado ou colaboração profissional.
Secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, em conversa com os participantes

Algumas das temáticas abordadas no curso foram os principais atrativos locais, segmentação do turismo, hospitalidade, inovação, sustentabilidade, patrimônio, tradições e gastronomia.

Para a guia de turismo e proprietária de agência de viagens Marcia Morato Cury, participante da segunda turma do curso, as aulas foram essenciais para interação entre profissionais do trade. “Conheci mais guias de turismo e também os artesãos da cidade. E o trabalho de cada profissional contribui muito para a melhor prestação de serviço. Pude, ainda, relembrar histórias sobre alguns atrativos turísticos de Piracicaba, o que colabora para a formatação de roteiros conforme a necessidade de quem nos procura”, disse.

A imagem mostra uma mulher de meia-idade, de cabelo grisalho e comprido, sorrindo para a câmera. Ela está vestindo uma blusa azul de manga comprida e óculos pendurados no pescoço. A mulher parece estar sentada em uma cadeira atrás de uma mesa de madeira escura. Há duas outras mesas de madeira visíveis no fundo, e uma parede branca clara forma o pano de fundo. A expressão facial da mulher é amigável e acolhedora, e o ambiente geral da imagem é calmo e tranquilo. A iluminação é suave e difusa, sem sombras duras ou contrastes acentuados. A qualidade da imagem é boa, com detalhes nítidos e cores precisas. A composição da imagem é simples, mas eficaz, com a mulher como o foco principal.
Marcia Morato Cury foi uma das participantes da segunda turma do curso

Quem também aprovou a iniciativa do curso foi o artesão Cleison Pagotto, que junto da esposa, Luciane Gonçalves, confecciona artesanalmente chinelos decorados. “As aulas foram muito úteis, principalmente porque pude ampliar meu repertório para indicações de locais para visitar, comer e se hospedar em Piracicaba. Quando algum turista chegar ao meu espaço, estarei melhor preparado para ajudar com estas informações”, afirmou.

A imagem mostra um retrato de um casal, aparentemente um homem e uma mulher, em pé juntos contra um fundo desfocado de uma sala. A mulher está à esquerda, com cabelo comprido e castanho-avermelhado com franja, usando óculos e um casaco escuro. Ela parece estar na faixa dos 30 ou 40 anos e tem uma expressão suave e amigável. O homem está à direita, com cabelo curto e escuro, também usando óculos e um casaco com capuz escuro. Ele tem uma barba bem aparada e parece estar na faixa dos 30 ou 40 anos. Ele tem uma expressão mais séria, mas ainda amigável. O fundo é desfocado, mas parece ser uma sala com janelas e algumas cadeiras e mesas, sugerindo um ambiente interno, possivelmente um escritório ou sala de aula. A iluminação é suave e difusa, sem sombras duras. A composição da imagem é simples e direta, com o foco principal no casal. A proximidade deles sugere um relacionamento próximo, seja pessoal ou profissional. A imagem como um todo transmite uma sensação de calma e profissionalismo.
Casal de artesãos Cleison Pagotto e Luciane Gonçalves também estiveram na segunda turma do curso

As aulas no período matutino foram ministradas pelo guia de turismo e docente do Senac Fabrício Medeiros. No período vespertino, elas aconteceram com a professora e guia de turismo Sandra Zotelli. As tratativas para execução do curso foram feitas com Renata Prates e Mariana Cancilieri, que são, respectivamente, executiva de contas e coordenadora de área do Senac.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.