Arte de divulgação com datas das entrevistas, fotos de entrevistados e nomes

Nos dias 12, 18 e 19/06, o tema Trabalho Infantil será explorado por profissionais da rede socioassistencial na rádio Educativa 105,9 FM. A ação visa conscientizar sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. As entrevistas acontecem sempre a partir das 8h40, e fazem parte da programação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), com ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Os ouvintes podem participar via WhatsApp da rádio (19) 3433-4430.

Na quarta-feira, 12/06, os convidados Clayton dos Santos Silva, psicólogo e técnico de referência na Competi e Daniel Sanches, agente sanitário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), falarão sobre o trabalho infantil e suas consequências, os aspectos do trabalho infantil na saúde física e mental, entraves culturais e sociais que dificultam a erradicação dessa violação de direitos.

No dia 18/06, é a vez do cientista social da Smads, Fernando Camargo. Na oportunidade, a abordagem trará o cenário do trabalho infantil em Piracicaba, desafios e perspectivas de combate e o avanço no enfrentamento da violação de direitos de crianças e adolescentes.

Já no dia 19/06, os entrevistados serão Lígia Angelocci, coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Letícia Chrispi, advogada do Epsemc Norte. Os assuntos discorrerão sobre os impactos e desafios na proteção dos direitos de crianças e adolescentes; os desafios inerentes à identificação e caracterização do trabalho infantil doméstico e como esse problema afeta de maneira significativa, meninas entre cinco e 13 anos; barreiras que o trabalho infantil doméstico impõe à educação e os diversos riscos à saúde; a importância de políticas públicas e canais de denúncia como meios eficazes de proteção.

Apresentação do CCInter Vem Viver durante ação em combate ao trabalho infantil

COMBATE – No sábado, dia 08/06, em parceria com a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular (Competi), crianças, adolescentes e família da região Norte puderam participar da ação em combate ao trabalho infantil, realizada na área de lazer de Santa Terezinha.

Atendimento com testes rápidos aos participantes da ação

O evento contou com apresentações culturais com grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CCInter Vem Viver, Bosques do Lenheiro e Algodoal, performance da Capivara Mona; participação do casal Zé e Maria Gotinha, oficinas de batalha de rimas, com Batalha da Norte, de grafite, com Tom Santos e de dança, com a Maphia do Passinho; apresentação musical com o cantor Daniel, vocalista da banda Rota Nacional, corte de cabelo gratuito com Renan Rossi da Barber Shop e a voluntária Andréia Pigozzi; divulgação de materiais sobre trabalho infantil, brincadeiras com equipe do Programa Criança Feliz, pintura facial com Lucca Busoli, pipoca, algodão-doce e orientações de saúde bucal e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, com a equipe do Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv).

AÇÕES – Durante todo o mês de junho, a Prefeitura, por meio da Smads, realiza ações relacionadas ao trabalho infantil, com crianças, adolescentes, famílias e pessoas idosas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Criança Feliz, Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), visando sensibilizar e informar sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, nos dias 11 e 12/06, representantes da Competi promovem a formação de atuação intersetorial na violação de direitos de crianças e adolescentes para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.