Tem início força-tarefa de zeladoria urbana na região do bairro Paulista
Ação da Prefeitura começou na manhã desta segunda-feira, 05/10, e deve seguir durante a semana com serviços de limpeza, poda de árvores e recuperação de vias
Com foco nos cuidados urbanos e no bem-estar da população, a Prefeitura de Piracicaba iniciou, na manhã desta segunda-feira, 05/10, às 8h, uma força-tarefa de zeladoria urbana na região do bairro Paulista. A mobilização teve como ponto de partida o bolsão da Paulista e reuniu equipes, maquinários e veículos de diferentes setores do poder público para a execução de serviços de manutenção durante a semana.


Entre os serviços programados estão a operação tapa-buraco, poda de árvores, recolhimento de galhos, corte de mato, varrição de ruas e recolhimento de materiais descartados por meio do serviço Catacacareco e desobstrução de bocas de lobo.

Os trabalhos realizados por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos estão concentrados no perímetro formado pelas avenidas Raposo Tavares, Abel Francisco Pereira, Nove de Julho e Dr. Paulo de Moraes e rua Benjamin Constant. A movimentação das equipes chamou a atenção de moradores e comerciantes da região, que se manifestaram positivamente com as melhorias locais.

Antônio Salvador Schiavolin, morador do bairro e comerciante há 37 anos na região, destacou que a atual gestão trouxe melhorias para a cidade em pouco tempo, especialmente no combate às enchentes e na manutenção das vias, com a operação tapa-buraco.
As vizinhas Joceli Altemari, moradora no bairro há 50 anos, e Maria Aparecida Rosa, moradora há seis anos, acompanharam os serviços de tapa-buraco que estavam sendo realizados na via em que moram, a avenida Presidente Vargas. As munícipes estavam satisfeitas com os serviços realizados na região e ressaltaram a agilidade das equipes no recolhimento de resíduos e de galhos.

“O serviço da limpeza e da coleta de lixo está muito bom; não fica lixo nenhum. As equipes limpam os canteiros constantemente”, ressalta Joceli.
“Os serviços estão ótimos na região”, disse Maria Aparecida. Ela avalia positivamente a nova gestão e destaca a eficiência dos serviços prestados à população. Maria aproveitou o momento para elogiar o atendimento no posto de saúde local e ressaltou a rapidez na realização de exames e consultas de rotina.
“Quero agradecer ao prefeito e a todos que trabalham no posto de saúde. O atendimento e o serviço ali são excelentes; estão de parabéns. Eu fiz todos os meus exames muito rapidinho e já vou para o meu retorno.”
INTEGRAÇÃO – A atuação integrada realizada pelo poder público reuniu setores e instituições para alcançar um objetivo de maneira rápida e eficiente. Além das equipes diretamente responsáveis pela zeladoria, a operação conta com a participação de diferentes órgãos municipais envolvidos na infraestrutura e na segurança da região.
Integram a mobilização o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), a concessionária Mirante, a CPFL, a Defesa Civil e a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes.
A pasta de trânsito acompanha a execução dos serviços, especialmente nos trechos que podem sofrer interferências no fluxo de veículos, com monitoramento da sinalização e orientação aos motoristas.

A escolha da região para receber a força-tarefa levou em consideração solicitações registradas por meio do canal de atendimento 156, além de indicações apresentadas por vereadores da Câmara Municipal. As próximas ações de força-tarefa serão realizadas nos bairros Santa Fé e Vila Rezende.