
A secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, será a representante de Piracicaba na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo (CIB/SP). A CIB realiza as negociações e os acordos estabelecidos entre os entes federativos por meio de consensos, para a operacionalização e o aprimoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), representando os interesses e as necessidades coletivas referentes à Política de Assistência Social. Piracicaba e Francisco Morato serão os representantes das cidades de grande porte do Estado.
A CIB/SP é constituída por representantes indicados pelo órgão gestor estadual de Política de Assistência Social e os gestores municipais de Assistência Social, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), por meio da representação regional e dos portes municipais, conforme estabelecido na Política Nacional de Assistência Social.
A nomeação é realizada pela secretária de Estado, Andrezza Rosalém, seguindo a representatividade de cada esfera de governo. Assim, a CIB é constituída por 6 representantes titulares e seus respectivos suplentes do Estado; 6 representantes titulares e seus respectivos suplentes dos Municípios respeitando os seguintes portes: 2 representantes de pequeno porte I; 1 representante de pequeno porte II; 1 representante de porte médio; 1 representante de porte grande, no caso, Piracicaba, e 1 representante da Capital do Estado.
“É a CIB que avalia, discute e vota as demandas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e apresenta as propostas de atuação. Todas as ações do Estado, propostas, mudanças, resoluções, financiamentos têm de passar pela comissão. Vou representar Piracicaba e todos os municípios de grande porte e nosso papel é extremamente importante”, ressalta Fernanda Varandas.